A dieta semi-vegetariana, também chamada de flexitarian, ganha este nome pois permite, por vezes, comer carne. Se tornar completamente vegetariana não é fácil para muitos; é por isso que o consumo ocasional de carne é permitido neste programa alimentar. No geral, você irá priorizar alimentos vegetais e, ocasionalmente, poderá comer carne.
O plano de dieta Flexitarian pretende ajudar você consiga diminuir o peso e ficar mais magro do quem come carne, fora isso irá melhorar muito a sua saúde e te fazer evitar doenças cardíacas, diabetes e câncer. Uma pesquisa internacional chegou a afirmar que expectativa de vida dos flexitarians é seis anos a mais em relação aos que comem carne.
Nenhum alimento ou processados
Alimentos ou refeições congeladas ou processadas não entram nesta dieta. É melhor utilizar produtos frescos para preparar suas refeições. O ideal é ficar de três a quatro dias da semana sem carne alguma, até conseguir tirar completamente do cardápio.
Grupos de alimentos permitidos na dieta semi-vegetariana:
Dieta Flexitarian permite o consumo de cinco grupos de alimentos. O primeiro grupo permite a carne, o feijão, a lentilha, tofu, ovos, ervilhas, sementes e nozes. O segundo grupo permite que você coma todas as frutas e legumes. Todos os grãos estão disponíveis no terceiro grupo. Todos os tipos de produtos lácteos estão inclusos no quarto grupo, e açúcar e especiarias no quinto grupo onde você pode ter tudo, desde molhos de salada de ervas secas, etc.
Menos Calorias:
Esta não é uma dieta de cinco semanas que lhe oferece receitas de café da manhã, lanches para almoço e jantar, mas sim um sistema onde você mesmo monta o seu programa alimentar, sempre pensando na dose diária que é de 1.500 calorias, distribuídos por várias refeições.
Você pode trocar receitas para atender às suas necessidades. Este plano de dieta flexitarian cinco semanas vai ajudar a reduzir o seu índice de massa corporal, e fazer você perder peso. Frutas, legumes e grãos integrais farão com que você se sinta satisfeito com menos calorias do que a carne e outros alimentos.
Assim, você acaba comendo menos calorias em um dia. Combinando esta dieta com exercícios ou de ser mais ativo fisicamente irá ajudá-lo a perder muito peso no plano de cinco semanas.
Melhor saúde:
A pesquisa mostrou que, se você mudar para a dieta flexitarian, terá uma melhora significativa na pressão arterial e colesterol. Fora isso, a dieta semi-vegetariana faz bem para o coração, evitando doenças cardícas, e ainda evita e controla os diabetes.
Sem efeitos colaterais, essa dieta não tem contraindicação, mas é preferível que você consulte um nutricionista pra verificar níveis de vitamina B12 e ferro que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e que consumimos através das carnes.