Como Fazer Dieta dos Pontos – Cálculo, tabelas e muitos mais

dieta dos pontos

Quem deseja fazer Dieta dos Pontos precisa saber que ela é uma das fórmulas de perder peso mais eficazes que existe, principalmente se aliadas com a prática de exercícios físicos.

Criada pelo endocrinologista Alfredo Halpern, da USP (Universidade de São Paulo), as calorias dos alimentos são tabeladas e transformadas em pontos permitindo que a pessoa consuma todos os alimentos que desejar, desde que não ultrapassem a quantidade máxima de pontos diária.

Para fazer esta dieta é necessário andar sempre acompanhado da lista de alimentos ou um caderno para anotar tudo que você for consumir e assim manter os pontos dentro do estabelecido.

Nesta dieta cada 3,6 calorias dos alimentos valem como 1 ponto, o que facilita a contagem de quem faz dieta de calorias. Com este método a pessoa cria hábito de consumir alimentos menos calóricos, pois eles valem menos pontos na contagem do dia.

Dieta dos Pontos Funciona?

A Dieta dos Pontos funciona por estabelecer a média de 320 pontos por dia, o que equivale a uma dieta de 1.200 calorias. Se aliada com a prática de exercícios físicos será possível perder cerca de 4 quilos por mês.

Para fazer, você precisará de muito autocontrole, pois mesmo podendo comer de tudo, você deve evitar alimentos com alto valor calórico, para fazer ao longo do dia as seis refeições, comendo de três em três horas.

Esta dieta funciona porque consumindo menos e gastando mais calorias (com as atividades físicas) o seu organismo irá retirar a energia necessária do que estiver acumulado no seu corpo.

É esse processo que faz com que as pessoas percam peso de forma saudável, sem deixar de consumir carboidratos, proteínas e vitaminas que são elementos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Como fazer a dieta em casa

Para quem quer fazer esta dieta em casa você pode usar aplicativos para dispositivos móveis que contam esses pontos para você. O melhor deles é do site Dieta e Saúde que você baixa gratuitamente em seu celular Android ou IOS.

Com este aplicativo você pode contar e anotar os pontos do que for consumindo, além de poder definir qual é a quantidade máxima de pontos de acordo com a sua idade, sexo e altura.

Não há contraindicação, pois ela não é uma dieta restritiva. Você irá consumir todos os elementos da pirâmide alimentar, mantendo uma alimentação saudável longe de produtos calóricos que possuem muito açúcar ou gorduras trans.

Tabela dos Pontos

Para te ajudar a fazer Dieta dos Pontos você precisa consultar a tabela específica deste programa alimentar deixada de uma forma superprática no site Tudo Mulher.

Sim, resolvemos te ensinar a aprender a fazer esta dieta de uma vez por todas com todas as informações para calcular o consumo de pontos ideal para você perder peso.

Para fazer a Dieta dos Pontos você precisa fazer alguns cálculos que irão te mostrar quantos pontos por dia você deve consumir.

Mas calma, não é necessário ter mestrado em matemática para conseguir calcular os pontos. Todavia, você precisa prestar muita atenção nas imagens a seguir para conseguir chegar no resultado correto.

A primeira tabela vai te ajudar a encontrar a sua taxa de metabolismo basal (TMB).

Encontre a sua taxa de metabolismo basal (TMB)

Faça essa conta segundo sua faixa etária e guarde o valor para as etapas seguintes.

Agora é hora de identificar qual é a sua taxa de necessidade diária de energia. Isso é, quanto de calorias você gasta para fazer as atividades corriqueiras.

Preste atenção, pois a tabela a seguir está de acordo com o nível de sedentarismo de cada pessoa. Seja sincero para que o cálculo final esteja correto.

Confira a taxa de necessidade diária de energia

cálculo taxa de necessidade diária de energia

Cálculo da Dieta dos Pontos

Multiplique a taxa de metabolismo basal pelo número correspondente ao seu nível de sedentarismo. Em seguida, divida o resultado por 3,6.

Exemplo:

Uma mulher de 35 anos pesando 90 kg sem fazer nenhuma atividade física diária fará a seguinte conta:

TBM
8,7 x 90 + 829 = 1.662

TBM x Nível de sedentarismo
1.662 x 1,2 = 1.837,8

Quantidade de pontos diários
1.837,8 ÷ 3,6 = 510,5

Agora faça a sua própria conta seguindo o nosso exemplo para que possamos seguir nos cálculos para encontrar a sua tabela de pontos diários.

Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC)

Para calcular o IMC você deve multiplicar a sua altura pelo seu peso.

Pegue o resultado e confira a tabela a seguir

Pontuação Segundo seu IMC

tabela imc dieta dos pontos

Agora é hora de você pegar o resultado obtido e subtrair os pontos segundo o seu IMC.

Seguindo o nosso exemplo dos 510,5 (resultados dos primeiros cálculos) teremos então que subtrair os pontos segundo o IMC.

Digamos que nossa personagem fictícia esteja com IMC 33, logo, precisaremos tirar 200 pontos dos 510,5, o resultado será de 310,5 pontos.

Este é o valor que ele deve consumir diariamente para conseguir perder peso.

Faça agora o seu cálculo da Dieta dos Pontos e veja quantos pontos você deve consumir diariamente.

E agora? O que eu como?

Com este resultado você saberá o quanto poderá comer diariamente, fazendo escolhas inteligentes de alimentos para não ultrapassar os pontos necessários.

Quer saber quantos pontos cada alimento possui? É só dividir o número de calorias de cada um deles por 3,6. É assim que você irá montar o seu cardápio diário.

 

Deixe um comentário