Quem busca alimentação saudável acaba optando por comprar alimentos light, diet e zero. Porém esses alimentos são diferentes e é preciso aprender a escolhê-los.
Ao lermos as embalagens percebemos que as marcas não param de lançar produtos com essas palavrinhas destacadas no rótulo, o que gera uma grande dúvida aos consumidores.
É muito importante conhecer bem o que essas palavras querem dizer para que você possa avaliar se é mais saudável comprar um produto tradicional ou um zero, por exemplo.
Para isso, além de ler as palavrinhas light, diet e zero, também crie o hábito de ler as informações nutricionais de todos os alimentos de seu interesse, para conhecer se realmente há diferenças entre os produtos.
Acompanhar essa tabela nutricional é importante não apenas para quem está em dieta ou reeducação alimentar, mas também para quem busca por uma qualidade de vida diminuindo gorduras saturadas e o sódio que são os vilões da vida saudável.
Light, diet e zero quais as diferenças?
Para saber as verdadeiras diferenças entre light, diet e zero acompanhe a explicação simples e de fácil entendimento dada pela médica nutróloga especialista em emagrecimento Dra. Ana Luisa Vilela:
Zero
Não contém açúcar ou outro componente como gorduras, sódio, entre outros. As versões zero precisam ser ter exclusão total de algum componente.
Light
Tem redução de calorias e pode ser feito com açúcar natural, o que é mais saudável. Devem ter redução de 25% de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional similar.
Diet
Não contém açúcar nem calorias. Esses alimentos precisam apresentar pelo menos 100% de redução em algum ingrediente da versão convencional de um produto similar.
Quando consumir esses alimentos?
Quem está em dieta que precise cortar calorias, a melhor opção é preferir alimentos lights. Para saber se realmente o produto tem menos calorias que a versão normal do produto, olhe a tabela de nutrição que deve estar em todas as embalagens.
Reeducação Alimentar para Emagrecer de vez
Quem tem problemas de diabetes, deve optar pelos alimentos diets, que não contém açúcar. O mesmo para hipertensos, que pode procurar alimentos diets que não contenham sódio.
Já os alimentos zero podem ser consumidos por qualquer pessoa que deseje diminuir o consumo de algum desses ingredientes: sódio, gordura e outros.
Nutricionista explica as diferenças entre os produtos
Além da confusão entre light, diet e zero muitos também ficam em dúvida na hora de comprar alimentos é integral, desnatado, semi-desnatado e parcialmente desnatado. Lemos essas instruções quando compramos leite, iogurtes e outros derivados.
Quem explica essa diferença é a nutricionista Alane Nicácio, que trabalha com análise clínica e com nutrição esportiva. O vídeo foi gravado pelo Portal do Cangaíba e divulgado no Facebook.
Assista: