Professora descobriu quer era celíaca, virou chef e abriu padaria sem glúten

Por Chef Paula Rosignoli

 

Sempre gostei de cozinhar, principalmente de confeitaria. Já desde muito nova eu era a “boleira” da família. Gosto de bons pratos e de boa comida. Comida de verdade, com produtos frescos e orgânicos, muitas ervas, temperos e especiarias. Fiz o curso de Chef de Cozinha Internacional por prazer e hobby ao mesmo tempo que exercia a profissão de “professora de matemática”.

Mas em 1995 descobri que sou celíaca, isso é, uma doença autoimune que afeta o intestino delgado de pessoas com predisposição genética, caracterizando-se pela intolerância permanente ao glúten. Na época, não havia orientação sobre a doença, nem sobre a necessidade da dieta sem glúten.

Nos anos seguintes, do diversas complicações decorrentes da ingestão de glúten, passando por vários médicos e três cirurgias. Eu tinha dores e desconforto abdominais e anemia severa. Somente em 2002, com uma nova biopsia do duodeno, obtive orientação e consciência da Doença Celíaca.

O glutén é uma proteína presente em diversos alimentos, como trigo, aveia, centeio e cevada, ele é o elemento que dá à massa de farinha suas propriedades de cozedura desejadas.

Procurei produtos sem glutén, mas encontrava poucas opções, fora isso, o sabor e a textura não me agradaram. Fui pesquisar e estudar outras possibilidades de farinhas e alimentos que me deixassem mais satisfeita.

Mas o que poderia ser um problema, eu transformei em um negócio, pois fui atrás de desenvolver receitas para celíacos e as pessoas queriam o meu pão e queriam pagar por ele. Comecei a fazer para um, para outro e, quando percebi, estava fazendo seis, sete, dez bolos, tortas, massas de pizza e uma porção de outras coisas em meu apartamento.

Em 2015 abri a “Pra Lá de Bom – Delícias sem Glúten”, uma padaria com produtos sem glúten desenvolvidos artesanalmente por mim. A abertura da loja foi necessária, pois a minha cozinha já não comportava a demanda. O nome Pra Lá de Bom surgiu dos comentários dos amigos e resolvi aproveitá-lo.

Localizada na zona norte de São Paulo, a padaria comercializada produtos feitos com ingredientes de primeira linha, tanto orgânicos quanto integrais e o resultado são sabores e texturas diferenciados.

Prezamos pelo cuidado com a contaminação cruzada e com a escolha de ingredientes. A variedade de farinhas (temos mais de 20 opções) e os orgânicos, compõem uma alimentação bem variada, rica e saudável.

A padaria sem glúten busca o aprimoramento constante das receitas com investimento em pesquisa e em treinamento, para a capacitação e valorização dos seus colaboradores. Faço questão de procurar sempre os melhores fornecedores e matérias primas, sem contaminação.

Te convido a vir conhecer a “Pra Lá de Bom”, temos opções de pães, bolos, tortas, massas de pizzas, docinhos sem glúten e sem alergênicos. Os preços variam entre R$3,00 e R$ 90,00, o valor também varia de acordo com a encomenda para serviços personalizados.

 

 

SERVIÇO: 

Pra Lá de Bom – Delícias Sem Glúten

Endereço: Rua D. Luiza Tolle, 678 –  Santana – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2283 5633
Horários de funcionamento: De terça a Sexta, das 10h às 20h //Sábado, das 9h às 18h

www.praladebom.com.br

1 comentário em “Professora descobriu quer era celíaca, virou chef e abriu padaria sem glúten”

Deixe um comentário