Empreendedora supera fim do primeiro negócio para criar rede de alimentação diferenciada

Por Valéria Ramos

 

Não poderia ter uma palavra que defina melhor minha trajetória no mundo dos negócios do que persistência. Sou advogada, trabalhei em um escritório da área, mas abri mão em prol da educação dos filhos. Após essa primeira etapa, percebi que tinha que retomar as atividades profissionais e, foi quando, ao lado de um sócio iniciei minha primeira trajetória como empreendedora. Inicialmente, toquei a operação de três livrarias no Rio de Janeiro, onde dentro delas havia um pequeno café, que foi o primeiro contato que estava tendo com o ramo de alimentação. Infelizmente, o negócio não vingou. Mesmo com o choque inicial, resolvi não desistir e direcionei meu foco para outra direção, o mercado de franquias.

Nessa hora resolvi partir de vez para a área de alimentação, onde já tinha afinidade. Durante o período de cinco anos tive a oportunidade de trabalhar como franqueada de diversas redes observando coisas boas e coisas ruins que almejava em um negócio próprio. Por experiência própria, buscava um negócio que unisse suporte, boa margem de lucro, bons insumos, central de distribuição organizada e principalmente transparência, atributos que algumas dessas redes não apresentavam, mas também sabia que precisava ser algo inovador para poder se destacar nesse segmento que é o mais procurado e concorrido na hora de empreender.  Foi quando tive um estalo e pronto! Aquela experiência adquirida ao longo dos anos foi fundamental para me arriscar novamente e partir para a abertura do meu primeiro negócio, a Dagosto Bistrô.

O começo da primeira loja foi árduo, engana-se quem pensa que abrir o próprio negócio é mais fácil e tranquilo, tive que me desdobrar na cozinha, no atendimento, negociação com fornecedores, aprendera lidar com os funcionários, fidelizar clientes, coisas que fui aprendendo durante o dia a dia. Mas, sabia que a decisão havia sido a correta. No ano passado resolvi dar mais um passo adiante vendo a possibilidade de franquear o negócio. Atualmente, a rede conta com três unidades, todas localizadas no Rio de Janeiro. Mas, em 2018, a meta é expandir para outros centros, como São Paulo. O faturamento em 2017 foi de R$ 3,5 milhões o que mostra que estava certa em continuar acreditando em meu espírito empreendedor. Por isso, a dica é acreditar sempre e desistir jamais.

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