Usar lingerie apertada pode deformar seu corpo: Médico explica como evitar e como tratar

Você sabia que usar lingerie apertada pode deformar o seu corpo? Poucas mulheres sabem que calcinha e sutiã apertados pode trazer marcas que não sairão com facilidade.

Os problemas causados pelo uso incorreto de lingeries pode ser tanto o aumento de celulite, como problemas como cintura dupla, dores nos seios, desconfortos, problemas de circulação e muito mais.

Conversão com o Doutor Thiago Martins, Biomédico mineiro, mestre em medicina estética, professor universitário, fisioterapeuta dermatofuncional e criador do método Harmonização Corporal, que explicou sobre este assunto, trazendo luz a questão da importância de usar calcinha e sutiã do tamanho correto e como corrigir os problemas que já surgiram com o uso errado dessas peças.

Confira:

Tudo Mulher: É verdade que o uso de lingerie apertada pode marcar e até deformar o corpo?
Dr. Thiago Martins: Sim. É verdade. O uso dessa peça íntima, se errada, pode causar uma deformação que chamamos de segunda cintura ou cintura dupla. Ela é caracterizada pelo afundamento na região do quadril.

Tudo Mulher: Por que isso acontece?
Dr. Thiago: Isso se dá tanto por conta do uso de calças de cós baixo como também pelo uso de calcinhas muito apertadas na região do quadril e do flanco. O problema começa a se desenvolver na adolescência, quando o corpo ainda está em fase de crescimento e transformação. Mas, o erro é que o uso dessas peças que causam esse apertamento e compressão no local errado não ocorre só na adolescência, mas sim durante toda a vida.
Elas acabam prejudicando a circulação sanguínea local, dificultando a drenagem de gordura e provocando o aumento da celulite.
No caso do sutiã, o uso da peça errada pode gerar indesejáveis gordurinhas nas costas.

Dr. Thiago Martins é o criado da Harmonização Corporal | Foto: Divulgação

Tudo Mulher: Qual parte do corpo mais fica deformada pelo uso incorreto de lingeries?
Dr. Thiago: A região abdominal e dos flancos e a região dos seios (gordurinha nas costas).

Tudo Mulher: Quais os tipos de problemas essas peças apertadas geram?
Dr. Thiago: No caso das calcinhas apertadas, elas são responsáveis pela chamada cintura dupla, acabam prejudicando a circulação sanguínea local, dificultando a drenagem de gordura e provocando o aumento da celulite, além de comprimir e prejudicar a respiração local, aumentando a umidade e favorecendo o surgimento de bactérias e fungos.
No caso do sutiã, usar a peça no tamanho errado pode causar mudanças na anatomia dos seios, além de causar dores e desconfortos. O ferrinho que fica na armação pode gerar traumas locais e machucados e, dependendo do material, pode gerar problemas dermatológicos como coceiras, alergias ou lesões no mamilo.

Tudo Mulher: Além das questões estéticas, tem outros riscos de usar este tipo de peça apertado?
Respondido na questão anterior.
Dr. Thiago: Muitas escolhem tratamentos estéticos com massagens modeladoras. Esse tratamento é indicado?
As massagens acabam sendo recurso de muitas mulheres que sofrem devido a essa deformidade causada pelas peças íntimas, mas, de nada adiantam se o paciente continuar fazendo uso da calcinha e do sutiã errados.
O ideal é buscar modelagens confortáveis e que não deixem essas marcas no corpo.

Tudo Mulher: Qual a melhor forma de recuperar os contornos corporais depois de passar muito tempo usando a lingerie incorreta?
Dr. Thiago: Fazendo uso das peças corretas, evitando roupas íntimas muito apertadas, com muita costura ou elástico e procurando procedimentos estéticos que tenham como objetivo diminuir a gordura localizada.
No caso das lingeries, é necessário descartar de vez as alças finas das calcinhas ou sutiãs, até porque algumas roupas pedem e permitem que sejam finas. O importante é que não sejam de uso frequente, que se possa, no uso, variar de corte e para que o corpo não crie “vícios” ou deformidades pelo uso contínuo de peças com elásticos apertados.
Uma dica para as mulheres descobrirem o tamanho correto da calcinha é medindo a cintura e o quadril. A cintura é medida com a fita uns dois centímetros para cima do umbigo. Já o quadril é medido a partir da parte mais ampla do glúteo. Vale lembrar que não se deve apertar a fita métrica e nem a deixar frouxa demais. Esses valores é que darão a numeração correta da peça.
Para o sutiã é fundamental medir o tórax (posicionar a fita métrica logo abaixo da linha dos seios). Essa medida irá determinar o número do seu sutiã. Para saber o tamanho da taça, basta inclinar a fita um pouco para baixo, em um ângulo de 90° e tirar a medida (na linha das aréolas), fazendo com que ela fique bem justa ao corpo, mas não apertada demais.

Tudo Mulher: O senhor é o criador da técnica de Harmonização Corporal. Como é o procedimento e ele pode ser a melhor indicação para quem teve problemas por usar lingerie apertada?
Dr. Thiago: Procedimentos que têm como objetivo diminuir a gordura localizada, como lipo enzimática, ultrassom, carboxiterapia, por exemplo.

Deixe um comentário