Surto de sarampo no Brasil deixa 12 mortos e mais 10 mil casos confirmados

O Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: um no Amazonas, onde 9.778 casos já foram confirmados; e em Roraima, onde foram contabilizados 355 ocorrências.

Nessas duas localidades temos um total de 10.274 casos. E, infelizmente, 12 mortes confirmadas, sendo quatro mortos em Roraima, seis no Amazonas e dois no Pará.

Alguns casos isolados foram registrados em São Paulo (3), Rio de Janeiro (19), Rio Grande do Sul (45), Rondônia (2), Bahia (2), Pernambuco (4), Pará (61) e Sergipe (4), além do Distrito Federal (1), segundo dados do Ministério da Saúde.

O órgão declara que o surto da doença está relacionado à importação, sobretudo dos venezuelanos que chegaram ao país fugindo da fome causada pela crise econômica e política do país. O genótipo do vírus que circula no país é o mesmo da Venezuela.

Para evitar que o surto se espalhe, o Ministério da Saúde criou uma força-tarefa que está ativa desde o final de 2018, quando foi possível contabilizar os casos.

“Nas últimas semanas, houve diminuição na notificação de casos novos no Amazonas e em Roraima. No Amazonas, a concentração de casos desta semana se deu nos meses de julho e agosto. No estado de Roraima, o pico da doença ocorreu entre fevereiro e março de 2018. Em ambos os estados, no momento, a curva de novos casos é decrescente”, disse o órgão federal, segundo informações da Agência Brasil.

Vacina
De janeiro de 2018 até janeiro deste ano, o ministério encaminhou 15,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para atender a demanda dos serviços de rotina e a realização de ações de bloqueio nos seguintes estados: Rondônia, Amazonas, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal.