Bebê de 17 dias é infectado por herpes após beijo de visitante e mãe faz alerta

Uma mãe fez um relato emocionante em suas redes sociais para alertar a todos que não é legal beijar bebês recém-nascidos. Rafaela Moreira, mãe do pequeno Gustavo, precisou ver seu filho de poucos dias internado por conta da herpes, também chamada de acne neonatal.

Segundo relatos da mãe, o beijo de algum visitante deixou o seu filho de apenas 17 dias com infecção por uma doença muito perigosa para bebês. “Atenção para esse relato é muito importante pois meu filho Gustavo foi infectado com apenas 17 dias de vida”, disse ela na postagem compartilhada mais de 186 mil vezes no Facebook.

Ao Jornal Extra, Renata declarou que antes das bolhas aparecerem, seu bebê chorava muito e ela até achou que era dores de cólica. Quando as bolhas surgiram, a mãe entrou em desespero e correu para o hospital.

“O rosto dele estava todo infeccionado, aí eu o levei de imediato ao hospital, onde a médica contou que o herpes foi contraído pelo beijo. Ela recomendou que nessa fase a gente tem que evitar visitas”, disse Renata.

No Facebook, a mãe de Gustavo jogou a real para quem acha que é frescura de mãe não deixar beijar seus bebês: “Parem de querer beija bebê que não é seu”, declarou.

Mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo têm herpes, essa doença causada por vírus é muito perigosa quando atinge bebês e pode até matar.

“O recém-nascido tem as defesas muito baixas. O herpes, no recém-nascido, tem uma característica: invade o sistema nervoso e produz encefalite [inflamação no cérebro]. Por isso que, mesmo vendo só as bolhinhas no rosto, é um indicativo de lesão cerebral. É grave”, disse o infectologista Kléber Luz, rofessor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

E não são apenas os bebês que são infectados com herpes através do beijo, essa é a principal via de contaminação da doença. “A transmissão é feita pelo contato — principalmente íntimo, como um beijo — da pessoa infectada com a que nunca teve herpes”, explica o médico em entrevista ao G1.

O herpes é transmitido ainda que a pessoa doente não esteja com as bolhas (também chamadas de úceras) expostas. E atenção: a herpes não tem cura.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2032360913545067