Uma pesquisa realizada pela Universidade de Loughborough, na Inglaterra, diz que as mulheres precisam dormir mais que os homens. O motivo para essa necessidade é por conta das atividades cerebrais, o cérebro da mulher trabalha mais que o do homem.
O neurocientista especialista em sono Jim Horne, coordenador do estudo, diz que os cérebros das mulheres são mais complexos, logo, exigem um tempo de descanso maior.
Nós, mulheres, somos seres multitarefados e usamos o cérebro mais vigorosamente. Essas atividades cerebrais necessitam de uma boa noite de sono para que a mente se recupere.
“Os cérebros das mulheres são ligados de forma diferente do que o dos homens, além de serem mais complexos, o que justifica que a necessidade de sono será maior”, conta Jim Horne.
Para chegar neste resultado foram estudados um conjunto de amostras de 210 homens e mulheres de meia idade. “Durante o sono profundo, o córtex – a parte do cérebro responsável pela memória, pensamento, linguagem – desliga dos sentidos e entra em modo de recuperação.Quanto mais o cérebro trabalha durante o dia, mais tempo precisa para se recuperar e, por consequência, mais tempo de sono é necessário.”
Mas não use esse argumento para justificar as vezes que você perde o horário do trabalho, ok? Segundo a pesquisa, precisamos apenas de 20 minutos a mais de sono do que eles. O cientista diz ainda que algumas mulheres poderão precisar de mais ou de menos tempo para se recuperarem.
Neste mesmo estudo Horne conseguiu perceber as mulheres que dormem pouco, ou possuem sono de má qualidade, desenvolvem altos níveis de sofrimento psicológico, maior sentimento de hostilidade, depressão e raiva. Esses sentimentos não foram identificados nos homens que dormem mal.