Emprego: 7 dicas para voltar ao mercado de trabalho

emprego

A economia brasileira está desestabilizada e muitas empresas estão demitindo, por isso muitas pessoas perderam o emprego nos últimos meses e se você faz parte desse grupo esta reportagem é especialmente pra você.

Quem já passou pelo desemprego sabe que ficar sem trabalho é muito ruim, tanto por perder a renda tão necessária para sustentar a família e manter as contas em ordem, quanto por ficar sem uma atividade profissional.

Mas fora o fator financeiro, o nosso emocional também fica abalado quando perdemos o emprego e até mesmo quem estava insatisfeito com a empresa passa a se preocupar com o que irá acontecer nos próximos meses.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mas apesar de toda a crise é possível insistir e encontrar em outras empresas ou setores uma nova recolocação de emprego e por isso a diretora de transição de carreira da STATO – consultoria especializada em gestão de carreira -, Karina Freitas, vai te dar sete dicas para conquistar um novo trabalho:

1 – Administre suas emoções – É ok ficar triste e preocupada, mas logo recupere suas forças e comece a refletir sobre o seu futuro profissional. Aproveite para definir objetivos profissionais ou até se reinventar na carreira.

2- Avalie sua trajetória profissional – Tente separar o que foi bom e que vale a pena manter em sua postura no emprego. O que não for bom deve ser eliminado. Neste mesmo período, determine novos planos para sua recolocação no mercado identificando oportunidades que poderão te levar até o seu objetivo profissional.

3- Reformule seu currículo – Saber criar um currículo é muito importante para quem está procurando emprego.  Todas as informações devem contemplar no máximo duas páginas com os seguintes tópicos: dados pessoais, objetivo, formação, resumo das qualificações, atividades profissionais, empregos anteriores e cursos de aperfeiçoamento.

Saiba + Erros no currículo que você deve evitar

4- Aprenda como se comportar nas entrevistas de emprego – Essa etapa é complicada, mas é possível sobreviver a ela. Destaque os diferenciais competitivos evitando apresentar apenas a descrição dos cargos, desta maneira você será mais atrativo para o mercado de trabalho alvo. Sobre seus defeitos: não vá no clichê perfeccionista. Diga realmente seus defeitos e o que você está fazendo para melhorar.

5- Network para conseguir novo emprego – Manter uma lista de contato de pessoas que atuem no seu ramo é uma ótima alternativa para encontrar oportunidades de trabalho. Resgate sua agenda, melhore seu perfil no Linkedin e faça contato com quem você já conheceu para sondar se há vagas em alguma empresa do ramo.

6- Amplie suas possibilidades – O mercado pode não ter emprego, mas há muito trabalho. Considerar trabalhos pontuais como oferecer consultoria e/ou prestação de serviço, pode ser uma boa forma de se manter ativo e continuar conectado à sua área de atuação. Não se preocupe com remuneração, cargo e forma de contratação. Para isso, é importante ter atitude, vendendo exatamente o que é útil para o outro lado da mesa.

7- Cuide-se – Aproveite esse período sem trabalho para cuidar de você mesma. Faça exames médicos para checar a saúde, organize outras áreas de sua vida, curta a família e recupere suas energias para voltar ao mercado de trabalho renovada e pronta para novos desafios.

Deixe um comentário