Britney Spears, 41 anos, revelou recentemente que um personal trainer cobrou que ela recuperasse o corpo da juventude. Muito mais magro e tonificado.
“Tirei um tempo há 2 meses para encontrar uma personal trainer e a primeira coisa que ela fez comigo foi, literalmente – e não estou mentindo – beliscar a pele da minha barriga, das minhas pernas, e me disse que eu precisava recuperar meu corpo da juventude. Por que cargas d´água ela fez isso??? Isso me fez chorar”, revelou.
As cobranças quanto a aparência física de homens e mulheres, mas principalmente das mulheres, é algo comum, porém prejudicial para a saúde mental daqueles que são cobrados.
A diva pop não tem mais 18 anos, ela amadureceu, teve filhos e seu corpo sofreu todas as modificações comuns que não deveriam se tornar um problema.
O biomédico Thiago Martins comenta que na gestação as mudanças no corpo da mulher são muitas. Nós temos a diástase abdominal, o diafragma sobe para o útero crescer, há um aumento do tamanho dos seios, que ficam mais sensíveis e com os vasos sanguíneos mais visíveis. Esse volume maior no busto pode gerar estrias.
Mas não é só isso, as aréolas e outras partes do corpo escurecem, também temos o surgimento do melasma, com manchas escuras que surgem principalmente no rosto – e a linha nigra – linha vertical escura que surge no abdômen – aparecem, geralmente, no final do segundo trimestre, mas podem surgir mais precoce ou tardiamente.
“Toda cobrança neste período é maléfica. O que pode ser ponderado são os cuidados ao longo da gestação para que todas as alterações citadas acima ocorram de maneira mais tranquila”, disse ele.
O especialista também deixa claro que não é possível voltar a ter o corpo da juventude, uma cobrança descabida que o personal de Britney teve!
“Nós crescemos ao longo da vida e lidamos, na adolescência, com várias questões hormonais ligadas à menstruação, crescimento dos seios e tudo isso influencia diretamente na maneira como nosso corpo ficará quando mais maduro. Não temos como fugir disso porque faz parte do processo de envelhecimento”, ensina o doutor.
Um dos motivos para que essa mudança seja impossível é a produção de colágeno que diminui com o avançar da idade, levando ao surgimento de linhas de expressão, sulcos faciais, perda da massa corpórea, perda óssea e de perda de gordura.
“É possível melhorar o corpo que temos hoje, mas não conseguir que ele volte a ser como 10, 15 anos atrás”, completa o doutor que é o criador do método harmonização corporal.
Como enfrentar a cobrança para ter um corpo perfeito?
Britney Spears resolveu não contratar aquele profissional. Mas sabemos que no dia a dia outras pessoas de nossa convivência acaba tentando impor uma insegurança por conta do nosso corpo.
Se você passa por isso, o doutor Thiago Martins tem um conselho: “Infelizmente estamos em um mundo onde as pessoas estão mais atentas com o próximo do que com elas mesmas. Nós ouvimos muitas críticas o tempo todo e temos de aprender a lidar com nosso corpo, com nossos defeitos e nossas qualidades. É pensar mais em nós mesmos sem nos preocupar com o que o outro está pensando a nosso respeito”.
Mas se você quer mudar e ficar mais satisfeito com o corpo que tem hoje, é preciso investir em mudanças positivas, reais e possíveis de serem alcançadas.
“Sempre menciono a respeito da tríade do emagrecimento: alimentação, que é muito importante para o funcionamento do organismo como um todo, a realização de atividades físicas, já que é ela quem vai fortalecer a musculatura e nos deixar mais firmes; e a estética, para melhorar ainda mais os resultados dessa mudança de hábitos”, completa o doutor que é mestre em Medicina Estética.
Segundo ele, o tratamento deve ser feito de forma muito individualizada, pois cada pessoa apresenta características muito específicas. “Quando pensamos na face, podemos citar o botox, o preenchimento, bioestimulador, a lipo de papada e o Ultraformer. Ele, inclusive, pode ser usado para o corpo, assim como a carboxiterapia, as enzimas e ultrassom. Cada um com uma finalidade, de acordo com a necessidade do paciente”, encerra o especialista.