A maioria dos adultos (70%) em todo o mundo não planeja fazer um exame oftalmológico este ano, apesar de reconhecer a importância crítica da saúde ocular, de acordo com as descobertas de uma pesquisa abrangente e em grande escala da Johnson & Johnson Vision Global sobre Saúde Ocular (Eye Health Survey) anunciada antes do Dia Mundial da Visão em 14 de outubro.
A pesquisa deste ano, da Johnson & Johnson Vision, líder global em saúde ocular e parte da Johnson & Johnson Medical Devices Companies, revelou os principais insights sobre o impacto da pandemia na saúde ocular, descrenças errôneas sobre as opções de correção visual de pacientes mais idosos, a relação entre saúde ocular e beleza, e o alto potencial para a intervenção precoce em crianças com necessidades de correção visual. Sendo como um dos pilares da campanha global Priorize Seus Olhos (Prioritize Your Eyes) da J&J Vision, a pesquisa foi lançada antes do Dia Mundial da Visão em um esforço para aumentar a conscientização sobre a importância de fazer um exame oftalmológico anual, tanto para adultos quanto para crianças.
“Na Johnson & Johnson Vision, temos o compromisso de mudar a trajetória da saúde ocular – que começa com a realização de exames oftalmológicos anuais”, disse Shlomi Nachman ***, Group Chairman da companhia, Soluções Cardiovasculares e Especiais e Johnson & Johnson Vision. “A pesquisa deste ano mostra que apenas 1 em cada 4 pessoas percebe que há uma conexão entre a saúde ocular e outras doenças ou condições médicas. Com a campanha Priorize Seus Olhos e a pesquisa anual de saúde ocular, nosso objetivo é educar sobre a importância de consultar o seu oftalmologista regularmente – para o bem da sua visão e de sua saúde em geral. ”
De acordo com a pesquisa, 86% da população adulta no mundo teme perder a visão acima de qualquer outro sentido. É provável que, em todo o mundo, 88% das pessoas considerem a manutenção da saúde ocular uma prioridade para sua saúde geral. Entretanto, apenas 52% dos entrevistados afirmam que fazem exames oftalmológicos anuais. Além da correção visual e do suporte ao estilo de vida, um exame de vista pode detectar mais de 270 condições médicas – de diabetes a doenças cardíacas.
Saúde ocular e pandemia
A pesquisa revela que mais de um terço das pessoas acredita que a visão sofreu algum tipo de deterioração desde o início da pandemia. No entanto, apesar de relatarem sobre terem consciência disso, 70% de todos os entrevistados disseram que, no próximo ano, não planejam agendar um exame oftalmológico – a etapa mais importante para priorizar a saúde dos seus olhos.
O Desafio da Miopia
A miopia, correção visual que também é conhecida como ‘visão curta’, é muito mais que isso. Ela é uma doença crônica e progressiva que representa a maior ameaça à saúde ocular do Século 21. Há uma projeção de que metade da população mundial terá miopia até 2050, com quase um bilhão de pessoas tendo alto grau de miopia. Geralmente, o diagnóstico ocorre entre as idades de 8 e 12 anos. Crianças pequenas que se tornam míopes são as mais vulneráveis a desenvolver miopia de alto grau e podem apresentar risco elevado de doenças oculares que ameaçam a visão mais tarde na vida.
Dra. Debora Sivuchin, oftalmologista e gerente do time de educação médica da Johnson&Johnson Vision destaca: “É possível evitar e tratar o crescimento exagerado da miopia que não está relacionada a fatores genéticos. Crianças e adolescentes devem passar menos tempo em ambientes indoor e não devem exagerar no uso das telas digitais dos equipamentos eletrônicos. As terapias para controle da miopia podem envolver ainda uso de colírios, prescrição de óculos e/ou de lentes de contato, apropriados para esta finalidade, a fim de evitar problemas mais graves do avanço da miopia.”
Embora três em cada quatro (75%) pais declarem acreditar que é mais importante que os filhos passem por exame oftalmológico do que eles e a maioria (63%) dos pais declare estar preocupada com o fato dos filhos serem diagnosticado como míopes, apenas um quarto (27%) planeja agendar um exame oftalmológico anual para os filhos.
Beleza e saúde ocular
Curiosamente, um em cada quatro entrevistados declarou estar mais preocupado com a aparência de seus olhos do que com a saúde ocular, e quase 30% dos entrevistados disseram que mudariam a cor dos olhos por um dia, se pudessem.
Sim, já existem lentes de contato multifocais
Para aqueles pacientes com idade avançada, três a cada dez (29%) temem que usar óculos faça com que pareçam mais velhos ou que isso afete sua autoconfiança (30%), mas apenas 37% dos entrevistados sabem que existem lentes de contato multifocais disponíveis como uma alternativa aos óculos.
Não espere pela catarata
72% dos entrevistados que passaram por cirurgia de catarata disseram que se soubessem como a visão melhoraria com a cirurgia de catarata, teriam feito antes, e 56% somente perceberam o quanto a visão estava prejudicada após a cirurgia. No entanto, somente menos da metade (46%) dos entrevistados sabem que a cirurgia de catarata é ambulatorial, e apenas 31% sabem que o procedimento leva menos de 10 minutos.
94 milhões são afetados pela catarata em todo o mundo, com mais 65 milhões tendo problemas de visão devido à catarata (Organização Mundial da Saúde, Primeiro Relatório Mundial sobre Visão, 2019 & OMS, Ficha informativa, 2021).
Liderança mundial
A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata.
É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE® e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.
A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores resultados.