Jovem é reprovada em entrevista de emprego por usar calça rasgada; especialista explica

Uma jovem viralizou nas redes sociais por contar que foi reprovada em uma entrevista de emprego por estar com uma calça toda rasgada.

Segundo ela, o entrevistador disse que a forma como ela se vestiu para ser contratada, diz muito sobre ela. Revoltada, a mulher questiona que época estamos vivendo e faz o vídeo para mostrar sua indignação.

Conversamos com a consultora de recolocação profissional Laiza Tavares sobre as questões que envolvem a vestimenta no momento da entrevista de emprego para entender se a roupa realmente importa e se o entrevistador agiu corretamente com a jovem do vídeo.

Na entrevista que você lerá a seguir, é possível aprender que a roupa usada no momento da entrevista de emprego deve ser escolhida de forma estratégica.

Uma pessoa pode ser desclassificada do processo seletivo por conta da roupa?

Sim, e acontece com frequência, mas nem sempre o recrutador esclarece que o motivo foi este.

Por que a vestimenta é importante para a classificação no processo seletivo?

A roupa faz parte do marketing pessoal do candidato. Se a pessoa está participando de um processo seletivo, o recrutador tem em mente que ela está ali apresentando sua melhor versão, desde a roupa ao comportamento em geral, mas se a melhor apresentação do candidata já é inadequada/insuficiente para o que a empresa busca, imagine como seria a pior, se em um momento de avaliação o candidato demonstra desleixo, quando ele estiver contratado, a tendência é que piore.

O empregador busca funcionários que transmitam a essência do seu negócio. Eles serão o rosto daquela marca. Por isso, o cuidado em avaliar tudo, inclusive a roupa, afinal, a primeira impressão é a que fica.

A questão da roupa é apenas para mulheres? Quais as recomendações para homens?

Como eu sempre falo, a roupa é parte do marketing pessoal, é a embalagem do produto que nesse caso é o candidato, e antes do recrutador acessar o conteúdo, ele analisa primeiro o externo, a embalagem.

Tanto homens quanto mulheres devem ter cuidado com o que vestir durante uma entrevista e também durante o trabalho.

Para cada ocasião há um código de vestimenta adequado. No caso dos homens, além dos cuidados com a vestimenta, é necessário cuidar atentamente do cabelo e barba, pois crescem rapidamente, e uma barba mal feita já acaba com a presença do colaborador.

Uma roupa não define o profissional, mas é ela que abre ou fecha portas, e por mais que digam que a aparência não importa, importa sim e muito.

Uma dica para quem não sabe o que vestir, é buscar informações sobre a empresa, e como seus colaboradores costumam se vestir, se é algo mais formal como terno e camisa de botão, ou algo mais casual.

De todo jeito, não vale usar decotes profundos, transparências, roupas rasgadas de muito coloridas.

Quando podemos dizer que a empresa extrapolou limites na hora de entrevistar alguém? Existe alguma lei sobre o assunto?

Toda vez que uma empresa avalia os candidatos baseando-se em questões de sexo, raça, cor, classe social, deficiência, estado civil ou idade, e oferece tratamento diferente a estas pessoas, podemos dizer que além de ultrapassar o bom senso, a mesma comete crime previsto na Lei Nº 9.029/95.

No Art. 2º também fica claro que é crime exigir teste, exame, perícia, ou laudo atestando procedimento relativo à esterilização ou a estado de gravidez.

Tais práticas discriminatórias são proibidas tanto durante o processo seletivo quanto durante a permanência do empregado.

A empresa do vídeo agiu corretamente?

Não seria questão de agir corretamente, mas com certeza o empregador avaliou a candidata naquela situação e decidiu que ela não se enquadra no perfil buscado pela empresa. Por isso, é importante conhecer a empresa em que está tentando ingressar.

Quais são os cuidados que devemos ter no dia da entrevista?

Além de cuidar da roupa, é bom estar atento a questões como maquiagem, cabelo, barba e acessórios. Também é muito importante cuidar da comunicação não verbal, que nada mais é que sua postura, olhar e gestos.

Além da roupa, como a pessoa deve se comportar durante a entrevista?

Quando o ser humano sabe que está sendo avaliado, não há como se manter 100% calmo, mas é necessário manter a calma,  organizar uma linha de pensamento na hora da apresentação, falar detalhadamente de suas principais experiências, mencionar os melhores resultados, e nunca mentir ou falar desviando o olhar.

Por último, o candidato não deve esquecer de que a entrevista é um momento de negociação e avaliação. Ambas as partes devem avaliar se podem oferecer aquilo que o outro necessita, e claro, se terão o retorno esperado. A contratação deve ser satisfatória para todas as partes envolvidas.

Assista ao vídeo da jovem

 

Entre em contato com a Laiza:

Instagram: https://www.instagram.com/laizatavaresrh/ 

E-mail: laizatavaresrh@gmail.com

 

Deixe um comentário