Ginástica facial: Procedimento famoso nas redes sociais pode trazer prejuízos

Vídeos com influenciadoras ensinando técnicas da ginástica facial prometendo melhorar o aspecto da pele e prevenir rugas são cada vez mais comuns.

Os resultados mágicos mostrados atraem mulheres que estão preocupadas com os sinais do envelhecimento, sem mostrar, porém, que estes exercícios não têm eficácia e podem até trazer danos.

O Dr. Thiago Martins, biomédico, fisioterapeuta dermatofuncional e mestre em Medicina Estética alerta para os perigos que a ginástica facial pode trazer.

Com sua expertise, o médico acredita que, ao contrário das outras partes do corpo, os exercícios faciais promovem o efeito contrário.

“Os exercícios para a região, como o de levantar e abaixar a sobrancelha, fazer cara de zangada ou de espanto, ou de abrir e fechar a boca de forma repetitiva podem fazer com que aconteça um aumento das linhas de expressão nessas áreas”, ensina.

Segundo o especialista, a queda da produção de colágeno que é comum após os 30 anos, e a falta de hidratação são as principais causas das rugas e linhas de expressão e a perda de gordura facial provoca a diminuição do volume da face.

As peles maduras, então, ficam naturalmente mais flácidas e a ginástica facial não terá poder para reverter esses efeitos e ainda pode gerar novas rugas.

“Eu não aconselho a realização da ginástica facial por acreditar que essa movimentação repetitiva pode ajudar na formação de novas linhas de expressão”, diz Dr. Martins.

Cuidados com a ginástica facial

Não acredite nos resultados mágicos mostrados nas influenciadoras, o conselho do médico é que a mulher insatisfeita com as linhas de expressão e rugas procure tratamentos eficazes e que não apresentam riscos.

“No caso das rugas, a toxina botulínica, também chamada de Botox, está entre os tratamentos mais conhecidos entre os pacientes. Esse procedimento é indicado para pessoas que têm muitas rugas associadas aos movimentos musculares da face”, indica o médico.

O Dr. Thiago Martins fala também sobre o preenchimento facial que ameniza sulcos e rugas nas regiões como o bigode chinês.

“Além dele nós temos o MD Codes, que consiste na aplicação de ácido hialurônico em pontos específicos a face e que funcional como um lifting facial’, finaliza o médico.

Deixe um comentário