Emissoras terão que aumentar a representação negra nas novelas

Após notificar a Rede Globo, o Grupo de Trabalho de Raça do Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou a Rede Record e o SBT pela falta de represetação da população negra nas telenovelas.

Para a coordenadora nacional de Promoção de Igualdade e Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Valdirene Silva de Assis, as emissoras precisam “valorizar a herança cultural e a participação dos negros na história do país e alterar estereótipos sobre o papel do negro na sociedade”.

O que levou o MPT a tomar essa decisão foi o próprio público das emissoras que começaram a denunciar a falta de personagens negros na novela “Segundo Sol”, ambientada na Bahia, o estado com a maior quantidade de negros do país.

“Recebemos um número significativo de denúncias e, como já era uma de nossas ações previstas para este ano, e porque isso afronta o direito da população negra a ter a sua devida representação, foi feita a recomendação”, conta Valdirene.

Ainda segundo a coordenadora do Coordigualdade, o objetivo dessas notificações é recomendar as empresas que ofereçam oportunidades de emprego para atores, figurantes e técnicos negros.

As recomendações feitas trazem a indicação de ações como:

  • Formar um plano de ação que contemple medidas para garantir inclusão e igualdade de oportunidades e remuneração a população negra;
  • Equidade de raça e etnia nas relações de trabalho”, a realização de censo dos trabalhadores das emissoras, “possibilitando a criação de um observatório permanente;
  • Promoção de ações de conscientização internas;
  • Evitar reproduzir situações de representações negativas ou estereótipos da pessoa negra; e
  • Reconhecer e valorizar a história e a cultura negra em suas formas e existência e resistência.

A diversidade racial nas programações da TV brasileira é questionada há vários anos, mas com a pressão das redes sociais o assunto tem chegado a órgãos capazes de cobrar as emissoras a tomarem providências.

“Segundo Sol” é a maior prova de que a população brasileira não é representada em suas próprias novelas, pois ao ser ambientada em um Estado com 76,3% autodeclarados pretos e pardos, a Globo não mostra nenhum ator em papel principal que seja negro.

Deixe um comentário