Quando os corretores de imóveis falam sobre a decoração de seu apartamento na Zona Sul para a venda, eles estão se referindo a um método bastante específico de preparar uma propriedade para venda no mercado imobiliário.
A preparação da propriedade com os elementos decorativos certos é projetada para mostrar os melhores ativos da casa, impressionar os compradores e vender rapidamente a propriedade pelo preço mais alto possível.
Como nem todos os vendedores decoram as suas casas para a venda – especialmente as casas em faixas de preços mais baixas – você terá uma vantagem se decidir dar um passo extra de preparar a sua propriedade para isto.
Por que decorar bem a casa para a venda é importante?
Ao lidar com uma transação financeira significativa como a venda de uma casa, você não quer se contentar com um preço de venda mais baixo ou um esforço de marketing maior que o necessário.
Em relação à quantidade de tempo e dinheiro envolvidos, simplesmente decorar de forma mais bonita a sua casa pode ser um dos projetos mais lucrativos que você já empreendeu.
Os compradores em potencial não estão apenas procurando uma estrutura para morar – eles também estão procurando uma maneira de realizar seus sonhos e melhorar seu estilo de vida.
Uma decoração bonita, portanto, pode criar uma compra mais emocional para o comprador, o que, em última análise, pode gerar mais dinheiro para o vendedor.
A preparação da casa também é benéfica porque os compradores em potencial não querem ver o trabalho que precisa ser feito ao se mudar para a casa. Para cada problema que virem, eles deduzirão o custo do preço de oferta. Se virem muitos problemas, podem até deixar de comprar a casa.
A pandemia de covid-19 diminuiu a importância de decorar uma casa para a venda?
A pandemia do novo coronavírus mudou o processo de compra e venda de casas, incluindo a forma como as propriedades são organizadas. Mais proprietários estão optando por decorar eles mesmos os imóveis em vez de contratar um preparador profissional, e também estão limitando o número de compradores que vêm à casa para exibições pessoais.
No entanto, ainda assim decorar uma casa para a venda continua sendo uma ferramenta importante, pois uma propriedade bem decorada fica melhor em fotos – e a maioria dos compradores está procurando casas online.
A seguir, confira algumas dicas que você mesmo pode colocar em prática na hora de decorar da melhor forma possível a sua casa para uma venda.
Opte por uma decoração minimalista
Se tem algo que você deve manter na sua cabeça desde o início até ao fim do processo de decoração da sua casa para a venda é isso: menos é mais.
Às vezes, até parece bonito para o morador da casa ter uma mesa de centro na sala de estar cheia de souvenirs, vários quadros ao longo da parede ou, ainda, várias estantes expondo as mais alegres fotos de família.
No entanto, o que para o morador pode representar a sua história e o seu gosto decorativo, para um observador externo isto também pode significar muito acúmulo de objetos e, às vezes, até desordem, o que faz parecer que a sua casa ou apartamento tenha menos espaço.
Para evitar perder compradores em potencial que realmente poderiam comprar casas em condomínio fechado na zona sul como a sua, a dica é embalar e armazenar as coisas que você não precisa no dia a dia (como bugigangas, jogos, papéis, roupas da estação e itens voltados aos seus hobbies preferidos).
Também é hora de se livrar de coisas de que você não precisa mais – como a comida vencida na parte de trás dos armários e as roupas e brinquedos que as crianças há muito deixaram de usar. Quanto mais espaço de armazenamento vazio você tiver, melhor.
Os compradores precisam de ser capazes de se imaginar em sua casa, então não hesite mesmo em remover todas as fotos de família, lembranças e arte da geladeira.
Mantenha as roupas escondidas o máximo possível e certifique-se de que os balcões do banheiro estejam vazios (exceto sabonete, é claro). Da mesma forma, guarde todos os brinquedos e qualquer coisa que seja altamente pessoal ou evocativa dos atuais habitantes da casa.
Invista no verde
Alguns vasos de plantas podem fazer maravilhas para tornar a sua casa fresca e convidativa. Se você tiver muitas plantas, espace-as estrategicamente para que não sobrecarreguem nenhuma área (a menos que você tenha uma estufa).
Claro, plantas mortas e moribundas não fazem muito para que sua casa pareça bem cuidada. Certifique-se de que sua vegetação também esteja saudável e livre de poeira.
Livre-se dos odores com elementos decorativos perfumados
Outra maneira de fazer a sua casa parecer fresca é se livrar dos odores. Animais de estimação, crianças, o jantar da noite anterior, um banheiro úmido e muitas outras condições podem fazer sua casa cheirar mal.
Truques baratos para livrar uma casa de odores e dar a ela um aroma convidativo incluem assar maçãs revestidas de canela ou biscoitos no forno (tome cuidado para não queimá-los) e colocá-los numa travessa em cima da mesa ou acender velas com aroma de baunilha e espalhar pela casa.
Evite papéis de parede e pinturas
É improvável que um comprador potencial goste do seu papel de parede. A sua melhor aposta é removê-lo e pintar as paredes com uma cor neutra. É melhor não pintar sobre o papel de parede, porque ele pode parecer gasto e enviar um sinal ao comprador sobre o trabalho que ele terá de fazer mais tarde.
Os compradores em potencial provavelmente sentirão o mesmo em relação às cores de tintas personalizadas. Você pode adorar seu banheiro laranja, mas o gosto das pessoas por cores é muito específico e altamente pessoal.
Você pode pensar que as paredes brancas são ideais porque criam uma tela em branco que permite que os compradores visualizem sua própria decoração e lhes dá um ponto de partida fácil. No entanto, é realmente melhor pintar sua casa com cores neutras e quentes.
Aposte em pisos de madeira
Ninguém quer comprar casa em condomínio com carpete sujo e manchado, principalmente quando foi outra pessoa que o sujou. E o linóleo está desatualizado e parece barato. Embora caros, os pisos de madeira agregam valor e elegância a uma casa.
Eles também são de baixa manutenção, oferecem grande valor a longo prazo e são perfeitos para compradores com alergias. Em outras palavras, eles atraem quase todos e, se não, são facilmente acarpetados pelo comprador e preservados para o próximo proprietário.
As áreas comuns como a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha devem ser seu foco principal se você for adicionar pisos de madeira. Idealmente, você deve atualizar os banheiros também.
Eles têm uma área relativamente pequena e, portanto, não serão muito caros. Em cozinhas e banheiros, opte por azulejo cerâmico ou pedra, se puder. Caso contrário, use ladrilhos de vinil de alta qualidade que imitem esses materiais mais caros.
Gostou deste artigo? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais informações!