Beber água impede partos prematuros, dizem estudos

Alguns hábitos nas mulheres gestantes precisam ser mudados para que a saúde da mãe e do bebê não sejam comprometidas e beber água é um desses hábitos.

Estudos afirmam que a ingestão correta de água ajuda a prevenir partos prematuros, por conseguir, entre outros fatores, impedir inflamações gengivais que estariam ligadas aos problemas que fazem com que o bebê nasça antes do tempo.

Segundo o cirurgião-dentista Wander Barbieri, do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, os altos níveis hormonais potencializam as inflamações no corpo e diminuem a resistência dos tecidos gengivais.

A inflamação pode cair na corrente sanguínea da gestante e acabar induzindo a hiperirritabilidade da musculatura do útero. Quando isso acontece, o útero se contrai e gera a dilatação cervical que é um gatilho para o parto prematuro.

Mas além das alterações hormonais há outros agravantes: “O aumento da frequência no consumo de alimentos ricos em açúcar, prática comum em grávidas, e a um controle inadequado do biofilme dentário (má higienização bucal) podem levar a instalação da cárie dentária e quadros de gengivite”, explica o cirurgião dentista.

 

3 motivos para beber água durante a gravidez

 

A gestante que consegue beber água (no mínimo dois litros por dia) consegue preservar não apenas a sua saúde, como a do bebê.

A água na gestação é importante por oferecer os nutrientes e os sais minerais necessários para o desenvolvimento saudável do bebê.

Confira 3 motivos para beber água durante a gestação:

1- Crescimento do bebê – beber água oferece ao seu organismo os nutrientes necessários para a constituição das células que formam os órgãos do bebê;

2- Hidrata a gestante – A mãe também precisa de água para que seu organismo funcione corretamente;

3- Saúde Bucal – No caso dessas pesquisas sobre saúde bucal e parto prematuro, é possível dizer que a ingestão de água aumenta o fluxo de saliva que, por sua vez, promove a limpeza dos dentes e a hidratação das mucosas.

Deixe um comentário