Amigos são melhores para a saúde do que a família, diz ciência

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostra que ter amigos por perto é melhor do que ter familiares. A pesquisa foi publicada pela Michigan State University publicou dizendo que os amigos têm maior influência na nossa saúde do que familiares.

Para chegar à essa conclusão, 300 mil pessoas, com idades entre 15 e 99 anos, foram entrevistadas em 90 países diferentes. Já nos Estados Unidos foram entrevistadas 7.481 pessoas com mais de 50 anos.

As pessoas que mais valorizam suas amizades são mais saudáveis e felizes, diz a primeira análise desse estudo. O grau de saúde e felicidade se reflete ainda mais quando elas envelhecem.

Na segunda amostragem da pesquisa, ficou comprovado a influência da família na saúde, se mostrando que ela pouco interfere quando se trata de felicidade e saúde. Ainda que os familiares sejam filhos e parceiros.

William Chopik, professor de psicologia da universidade e coordenador da pesquisa, diz que a diferença está no tipo de relação que traçamos. “Amigos são uma escolha consciente, enquanto as relações familiares podem ser sérias, negativas e monótonas”.

Outro ponto citado por ele é que com os amigos somos capazes de realizar mais atividades, podemos ser mais honestos e não há julgamentos. “Você pode dizer coisas a amigos, eles não vão julgar tanto. Há, entre amigos, uma distância que permite um nível maior de honestidade”, diz Chopik.

O professor ensina que cultivar boas amizades ao longo da vida faz bem também para a autoestima e ajuda a combater o estresse.

 

Deixe um comentário