É comum ouvir alguém se queixando de acordar com dor no corpo, se acontecer com você, não entre em desespero pois na maioria dos casos o problema está na má postura durante o sono.
Talvez você não saiba, mas deitar e dormir não é tão simples assim, a forma como você se posiciona na cama, o travesseiro e até mesmo o colchão influenciam e podem gerar desconforto.
“A posição correta ao deitar, adotar hábitos saudáveis durante o dia, a utilização do travesseiro e colchão adequados ao biótipo da pessoa são alguns dos fatores fundamentais para que se possa descansar profundamente, e assim manter a saúde do corpo e da mente”, comenta a fisioterapeuta e consultora da Duoflex , Andréia Barbosa Di Roberto.
A profissional explica que durante o sono, perde-se o controle da musculatura da cabeça, para evitar problemas mais sérios na coluna, deve haver uma preocupação com a postura correta durante toda a noite.
“O ideal é manter a coluna cervical sempre alinhada com o tronco, a fim de melhorar a circulação sanguínea e facilitar os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos demais órgãos do corpo”, pontua a especialista.
Mas não é só isso, sua postura no trabalho e ao longo do dia também influenciam na hora do sono, por isso você precisa prestar atenção na sua postura para não acordar com dores no corpo.
“As dores ao acordar poderiam ser evitadas caso as pessoas conseguissem relaxar a musculatura que foi utilizada no decorrer do dia. Alongamentos que relaxem as partes mais tensionadas podem evitar os problemas corporais ao levantar”, aconselha.
Se você quer parar de acordar com dores no corpo é importante pensar também sobre o uso do travesseiro em altura e suporte apropriados. A fisioterapeuta ensina que a postura de descanso favorece a anatomia fisiológica da coluna, permitindo que a pessoa levante bem disposta para os desafios no dia.
Travesseiro ideal para não acordar com dor no corpo
Saber escolher o travesseiro ideal é importante para que você consiga dormir bem e não acordar com dores no corpo.
Por isso, na hora de comprar um travesseiro novo, olhe na embalagem se ele é ideal para a forma como você dorme.
Existem travesseiros próprios para quem dorme de lado, para quem dorme de costas e para quem dorme de bruços.
Dormir de lado é a posição mais indicada pelos fisioterapeutas, mas preste atenção: o travesseiro precisa criar um ângulo de 90 graus entre ombro e pescoço.
Nessa posição, os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro entre eles. A coluna vertebral não pode estar flexiona exacerbadamente.
Se você dorme de costas, o travesseiro ideal para não acordar com dor no corpo é o travesse baixo ou médio. Ele vai preencher o espaço entre a cervical e a nuca. A posição dos joelhos tem que ser a mesma de quem dorme de lado.
Dormir de bruços não é uma posição recomendada, pois pode prejudicar a coluna cervical e forçar a musculatura do pescoço. Se você não consegue criar o hábito de dormir em outra posição, o correto é usar dois travesseiros bem baixos, sendo um para o apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.