9 profissões com o maior risco de desenvolver depressão e outros problemas mentais

O Brasil é o é o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Mas há algumas profissões onde seus trabalhadores correm mais risco de desenvolver um problema mental em algum momento da vida.

Isso porque há muitos fatores que podem levar ao diagnóstico de problema emocionais, como o estilo de vida e o ambiente onde o indivíduo está inserido.

Sendo assim, a rotina de trabalho e a profissão escolhida podem causar um impacto direto na saúde mental do profissional.

Profissões com mais doentes de depressão e ansiedade

depressão

Com dados do Ministério da Previdência Social é possível criar uma lista com as 9 profissões com maior risco de desenvolver ansiedade e depressão. Conheça:

  1. Profissionais da saúde
  2. Profissionais da área de segurança
  3. Artistas e escritores
  4. Professores
  5. Jornalistas
  6. Assistentes Sociais
  7. Profissionais da área administrativa
  8. Garçons
  9. Profissionais da área de construção civil

 

Afastamento por problemas mentais bate recorde no Brasil

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, nos primeiros sete meses de 2021 foram concedidos 108.263 benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) para trabalhadores com transtornos mentais e comportamentais.

A maioria deles para pacientes com ansiedade e depressão. Embora o Ministério não divulgue dados comparativos com o mesmo período, de 2019 para 2020, a concessão de auxílio-doença para doenças relacionadas a transtornos mentais e comportamentais aumentou 29%, passando de 224.527 para 289.677 liberações.

Deixe um comentário