9 perguntas respondidas sobre ácido hialurônico

ácido-hialurônico

Queridinho da indústria de beleza, o ácido hialurônico já aparece em formulações cosméticas para pele, rosto, cabelos e até mesmo em maquiagem.

Mas afinal, o que é este elemento? “O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo corpo que possui propriedades hidratantes e estimulantes de colágeno”, ensina o doutor Thiago Martins, Biomédico Esteta mestre em Medicina Estética e professor na área.

Segundo ele, o ácido hialurônico é encontrado no organismo, mas com o passar do tempo sua produção diminui, precisando ser reposto em formato de tratamento, através de aplicações tópicas ou injetáveis.

E é isso que esses produtos oferecem: a reposição que vai gerar os benefícios como a melhora da textura da pele e cabelos, redução de danos, hidratação e muito mais.

Dúvidas respondidas sobre ácido hialurônico

O Doutor Thiago Martins aceitou nosso desafio e respondeu 9 dúvidas comuns sobre o ácido hialurônico. Confira:

1- Quais os benefícios dele para a pele?
O ácido Hialurônico ajuda a manter a sustentação e a hidratação da pele, evitando a flacidez, as linhas e sinais de expressão, preenchendo e mantendo a pele hidratada, viçosa e revitalizada.

2- Ele é realmente o melhor ‘ingrediente’ para tratamentos contra as rugas?
Na verdade, atualmente nós contamos com um arsenal de técnicas e procedimentos que visam suavizar rugas e linhas de expressão e entre eles nós temos o ácido hialurônico. Mas não podemos deixar de citar o botox, o ultrassom macrofocado, o laser de CO2 fracionado, a radiofrequência, dentre outros.

O ácido hialurônico pode ser pensado em alta, média e baixa densidade e cada um é utilizado com uma função. O de alta é aplicado na derme profunda e é aplicado para dar volume e efeito lifting em regiões como a bochecha, mandíbula e temporal. A de média é usada nos sulcos (bigode francês) e na rinomodelação e os de baixa densidade, para áreas mais delicadas como lábios e rugas finas.

3- Como é o procedimento estético com este produto?
O procedimento é realizado após uma análise por parte do profissional para saber onde existe a indicação e necessidade da aplicação do ácido hialurônico. Feita a higienização, o ácido é aplicado nos locais escolhidos com o auxílio de uma agulha bem fina, de forma mais superficial ou profunda, dependendo da necessidade de cada paciente e da região. A duração varia de paciente para paciente, entre 1 ano e 1 ano e meio.

benefícios-ácido-hialurônico

4- As aplicações desse elemento possuem riscos? 
Todo procedimento estético apresenta riscos. Um deles é que o produto seja aplicado na parte errada do rosto, entrando dentro de algum vaso sanguíneo responsável por irrigar a região. Isso pode gerar a morte de tecidos de partes do nariz, dos lábios ou até quadros de cegueira. Por isso a importância em realizar o procedimento com profissionais qualificados e gabaritados.

O ácido hialurônico é indicado para pacientes que perderam o volume de algumas regiões da face devido ao processo de envelhecimento, que desejam harmonizar seus traços (caso haja necessidade).

5- A partir de quantos anos pode aplicar ácido hialurônico?
Na faixa dos 25/30 anos ou à medida que os primeiros sinais de rugas e flacidez começam a aparecer e a aparência começa a ficar mais cansada. O ácido hialurônico pode ser usado para devolver o volume e o contorno facial. Se aplicado a partir dessas primeiras necessidades, o processo de envelhecimento vai se tornando muito mais leve.

6- Em quanto tempo os resultados aparecem?
No momento após a aplicação o rosto permanecerá bem inchado. Os primeiros resultados começam a ser vistos a partir dos 15 dias, mas, após um mês do procedimento, ele se torna ainda mais visível.

7- Quem não pode utilizar esse produto?
Não deve ser feita em indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto, com histórico de reações alérgicas graves e em mulheres grávidas ou que estão amamentando e pacientes com doenças autoimunes não controladas.

8- Cremes com ácido hialurônico também ajudam no combate às rugas?
Sim, para combater as rugas e linhas de expressão, o Ácido Hialurônico para o rosto
pode ser usado em forma de dermocosméticos, juntamente com outros ativos que visam retardar o envelhecimento, retendo os níveis de água já existentes no corpo.

9- Quais são os cuidados para quem faz este procedimento? Para quem ele é indicado?

O paciente deve, após a aplicação, evitar exposição solar para que o rosto não fique com hematomas. Caso tenha necessidade, apenas com o uso do filtro solar. É muito importante não massagear o local e fazer compressas de gelo.

Deixe um comentário