São infinitas horas à frente do inseparável celular. Seja para trabalhar, bater papo, estar mais próximo dos amigos, responder emails, escutar música, pesquisar ou só tentar se distrair. O resultado disso? Má postura, diminuição do espaço intervertebral na região cervical e até cifose (desvio da coluna vertebral).
Para trabalhar a favor da saúde, agindo na força contrária dos malefícios que o telefone pode trazer, a profissional de educação física, Audrea Lara – idealizadora do Ballet Pilates – ensina como fortalecer a musculatura dorsal e extensão do tronco para que os prejuízos são sejam percebidos.
“Ao mexer no aparelho projetamos a cabeça cada vez mais para frente, o que a faz pesar muito mais em relação ao tronco, por isso é tão essencial exercitar a região”, diz a profissional.
Exercício 1
Em pé, entrelace as mãos atrás da cabeça, faz uma força da cabeça contra as mãos, deixe o queixo em 90 graus e abaixe os ombros. Esse exercício serve para aumentar espaço intervertebral na região cervical.
Exercício 2
Deite de barriga para baixo, aprofunde o abdômen e abaixe os ombros para fortalecer a região dorsal e abaixe o queixo. Tente então levantar o tronco com as mãos entrelaçadas atrás da cabeça, pressionando a cabeça contra as mãos e os ombros para baixo. Estenda o tronco, inspire, solte o ar e abaixe. Sempre aprofundamento o abdômen projetando o púbis para o chão. Inspire quando levantar e expira quando abaixar o tronco.
Exercício 3
Ainda de barriga para baixo use a bola grande de pilates e a envola no seu corpo com o abdômen junto a bola. Coloque as mãos entrelaçadas atrás da cabeça e estenda o tronco e volte, sempre abraçando a bola sem desgrudar a barriga do acessório.
FONTE: Audrea Lara
Formada pela USP, Audrea Lara foi certificada em pilates nos Estados Unidos pela professora Romana Kryzanowska, herdeira direta de Joseph Pilates. Audrea participou de diversas pesquisas sobre nutrição, aprendizagem motora, ginástica postural e avaliação e condicionamento para adultos e pessoas da terceira idade. Ministra cursos sobre reestruturação corporal e participou, como co-autora, do livro “Enxaqueca, Alívio Para o Sofrimento”, no qual ensina a aliviar a dor por meio de exercícios que melhoram a postura.