Volta às aulas: Ortopedista do HCor alerta para o peso excessivo das mochilas

Chegou a hora de colocar aquela lista imensa de material escolar dentro da mochila e mandar as crianças para a escola. No entanto, é importante ficar atento ao tamanho e ao peso das mochilas. Seu mau uso pode ocasionar, além de problemas sérios na coluna, diversos tipos de lesões nos ombros. Se não tratados adequadamente, podem levar a prejuízos para a vida toda, como desvio de postura e dores crônicas nas articulações.

A recomendação para evitar problemas graves, é que a bolsa não ultrapasse 10% do peso da criança, ou seja, se ela pesa 30kg, sua mochila com os materiais deve ter, no máximo, 3kg. Preferencialmente, devem ter duas alças largas, pois isso ajuda a evitar a sobrecarga em apenas um dos ombros. Se optar pelos modelos com rodinhas, é importante observar se o puxador está na altura do punho da criança.

Embora muitos problemas de coluna tenham suas raízes na infância, os cuidados, segundo explica Dr. Raphael Marcon, ortopedista do HCor – Hospital do Coração, não devem se ater, apenas ao peso das mochilas. “É importante olhar a criança no contexto de seu dia a dia. A postura que ela permanece em sala de aula, sentado em frente ao computador ou mesmo em momentos de lazer, por exemplo, merecem a atenção dos pais”, orienta. “Ao primeiro sinal de dor, é imprescindível consultar um médico para uma avaliação mais detalhada”, indica o médico.

Mas, afinal, como saber qual o modelo ideal para cada criança? “Há três coisas fundamentais a serem observadas: o tamanho da mochila, se as alças são duplas e grossas, e a altura do puxador das bolsas de rodinhas”, indica Dr. Marcon.

 

Confira algumas dicas para escolher a mochila

Tamanho: a mochila deve cobrir as costas toda da criança. Se passar da cintura, é considerada grande demais;

Alças: devem ser, preferencialmente, largas, pois ajudam a distribuir melhor o peso sobre os ombros;

Rodinhas: os puxadores das mochilas de rodinha devem ficar na altura do punho da criança. Certifique-se de que os ombros estão alinhados adequadamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *