Você sabia que a infecção urinária pode ser maior em tempos de calor onde aproveitamos mais praias e piscinas?
É no verão que vemos crescer as chances de infecção de urina em razão da presença anormal de bactérias nas regiões do trato urinário.
A doença é muito mais comum no sexo feminino, com até 90% dos casos. “Isso se deve, principalmente, ao fato da uretra feminina ser mais curta (cerca de 5cm) em relação a do homem e também por ser muito próxima ao ânus, “moradia” das principais bactérias urinárias” afirma o urologista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Danilo Galante.
Dicas para evitar a infecção urinária
O especialista aponta as causas mais frequentes e explica que pode ser feito para aproveitar o que o verão sem sofrer com esse desconforto:
Cuidado com a Desidratação
O calor também aumenta a desidratação (principal razão para o aumento dos casos de infecção decorrente do calor excessivo e a ingestão insuficiente de líquidos), concentra a urina, facilitando a fixação de bactérias na parede interna da bexiga, propiciando as infecções. Galante recomenda que é a época de consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Biquíni molhado
A exposição à umidade, com uso de roupas de banho molhadas durante o dia todo favorece infecção por fungos como a candidíase; que acomete homens e mulheres. Este tipo de infecção favorece a ter infecção urinária por bactérias, e são infecções que acontecem com frequência de forma associada. Galante recomenda secar-se bem após sair da água e trocar o biquíni molhado por uma peça de roupa seca, além de evitar o uso de lingeries com tecidos sintéticos.
Alimentação desregrada
A adoção de uma dieta desequilibrada, com muitos por conta do período de festas de fim de ano associada ao período de férias queda da resistência com a adoção de dieta nova, desequilibrando o organismo e baixando sua proteção, evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e o uso de roupas justas demais, que dificultam a ventilação da região genital, urinar logo após relações sexuais e não ‘prender’ a urina quando surgir a vontade de ir ao banheiro.
Sobre o médico
Dr. Danilo Galante – Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com especialização em Urologia pela UNESP. Pós-graduado em Cirurgia Robótica pelo Hospital Oswaldo Cruz – SP. Doutorado em urologia pela USP, além de Fellow Observer of Johns Hopkins School of Medicine Brady Urological Institute Laparoscopic and Robotic Urologic Surgery. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia e Instrutor do ATLS (Advanced Trauma Life Support), atua em áreas diversificadas como Cálculos Urinários; Infertilidade (incluindo Reversão de Vasectomia), Disfunção Sexual e Cirurgia Robótica.
Companhe outras dicas pelo site https://drdanilogalante.com.br/