Relação entre ansiedade e dores crônicas e sistêmicas pode ser esgarçada com prática de atividades físicas

É sabido que a rotina de exercícios impacta a saúde mental das pessoas, conforme vários estudos recentes na área. E não estamos falando apenas sobre yoga ou meditação, estamos nos referindo a qualquer prática de movimento, isto é, a que escolher e melhor se encaixar na rotina.

A relação entre estresse e ansiedade com dor crônica e doenças sistêmicas já é bastante clara, e justamente por isso que os principais pilares de tratamento hoje em dia também envolvem essas práticas: o manejo do estresse diário, atividade física, sono e alimentação.

“Sair do “zero” é super difícil mesmo, mas mantenha o foco, leia mais sobre o assunto, entenda a importância da saúde mental e pense no seu bem estar geral”, recomenda a educadora física e mestre em Engenharia Biomédica, Carla Arnoni.

Leia Mais: Baixo consumo de nutrientes causa problemas a saúde

A educadora física aconselha que se trace um plano e coloque metas de tempo, como por exemplo, manter essa prática durante três semanas e depois mudar. São experiências corporais, exercícios, esportes que aprecia, programas com pessoas que ama, tudo isso mantém sua psique no que está vivendo agora.

Carla recomenda alguns exercícios que podem beneficiar as pessoas em situações de estresse, entre eles, a caminhada, alongamentos da região cervical, lombar e peitoral e exercícios de respiração com contração abdominal.

“Além de conferir benefícios fisiológicos como a produção de hormônios e neurotransmissores reguladores do estresse, favorece a manutenção do hábito saudável na sua vida, o que irá impactar na alimentação e no sono.  Esse “pacote mágico”, a partir desse conjunto de hábitos que você se olha mais, vive mais no presente, se atenta mais às suas necessidades reais e se motiva ao autocuidado”, conclui a especialista.

Carla Arnoni

Educadora Física, especialista em Exercício Adaptado e Mestre em Engenharia Biomédica. Após 13 anos trabalhando com reabilitação física e planejamento individualizado de exercícios para quem tem dor ou lesão crônica, fundou, em 2020, a ADAPTE Exercício Adaptado, o primeiro estúdio especializado em acolher o público acometido pela dor frequente, pela limitação física e pela dificuldade em iniciar um programa coerente de exercícios. Hoje, além do atendimento aos clientes, organiza conteúdos exclusivos para relacionamento e engajamento do público que está sob sua supervisão e cria de conteúdos informativos para redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *