Pela negra também precisa de protetor solar diariamente, ensina dermatologista

Dra. Ketleen Conceição durante palestra no Congresso Estetika 2019 | Foto: Reprodução Instagram @congressoestetika

Durante o Congresso Estetika 2019, a dermatologista Katleen Conceição, especialista em pele negra, falou sobre cuidados com este tipo de pele. O tema da palestra foi “A beleza e a sensibilidade da pele negra: como tratar”, que trouxe à tona os aspectos fisiológicos e orientações para esse perfil.

Katleen, que atende artistas como Lázaro Ramos e Preta Gil, falou sobre a carência no mercado de profissionais que entendam da pele negra. “A população brasileira carece de tratamento especializado, 65% do nosso povo é afrodescendente e a indústria ignorou isso durante muito tempo. Hoje temos mais opções de dermocosméticos e protetores solar, por exemplo, mas as marcas ainda têm que desenvolver opções para os diferentes tons de pele”, ponderou Katleen.

E por falar em protetor solar, a médica fez questão de destacar a importância deste produto na rotina diária de negras e negros brasileiros, desmistificando a ideia de que pele escura não precisa se proteger do Sol.

“Ainda há a crença de que a pele negra não precisa de proteção por ser mais escura, mas precisamos advertir as pessoas que é necessário, pois o uso de protetor previne 70% das manchas”.

Evitar o aparecimento de manchas é muito importante para a pele negra, segundo a doutora, a pele negra é mais suscetível ao aparecimento de manchas e possui maior índice de glândulas sebáceas, propiciando o surgimento de acnes e oleosidade.