A pedra na vesícula é o nome popular do cálculo biliar, um problema que atinge principalmente as mulheres e que está ligado, muitas vezes, à alimentação rica em gorduras.
A vesícula é um órgão localizado abaixo do lobo direito do fígado, sua função é armazenar e concentrar a bile que é um fluído que atua na digestão de gorduras e na absorção dos nutrientes que consumimos.
Os cálculos são formados pelo agrupamento na bile e é uma doença silenciosa que só é notada quando uma dor aguda abaixo da costela à direita surge, irradiando para as costas.
Alguns pacientes com pedra na vesícula podem sentir náusea e vômitos, sintomas esses que aparecem principalmente quando consumem alimentos gordurosos.
O diagnóstico médico de pedra na vesícula só é confirmado após o exame de ultrassonografia do abdome superior que deve ser solicitado por um médico.
Causas e Tratamentos para pedra da vesícula
Quando falamos em problemas como cálculo biliar percebemos a importância de manter uma alimentação saudável e livre de alimentos gordurosos. Pois entre as principais causas da doença estão:
- Alto consumo de gorduras e carboidratos
- Sedentarismo
- Diabetes
- Obesidade
- Hipertensão (pressão alta)
- Tabagismo
- Uso prolongado de anticoncepcionais;
- Avanço na idade
É importante diagnosticar a doença antes que ela evolua em direção ao duodeno, podendo fazer com que o problema relativamente simples se transforme em algo muito mais complexo.
Para isso é importante manter seus exames de rotina em dia e investir em uma vida saudável com alimentação de qualidade e exercícios físicos. Principalmente quem tem predisposição genética para o desenvolvimento de pedras na vesícula. Se esse for o seu caso, comece a se cuidar o quanto antes para não passar pelo processo cirúrgico.
Mas quando a doença já se desenvolveu a melhor solução é a retirada cirúrgica da vesícula biliar. A operação exige anestesia geral e uma internação de no mínimo 24 horas.