Há muitos relatos de mulheres que tiveram covid-19 e tiveram alterações no ciclo menstrual. O mesmo aconteceu com mulheres que tomaram vacina.
Algumas dizem que a menstruação atrasou, em outras o ciclo foi antecipados. Outro grupo, porém, teve um fluxo mais forte e por mais tempo que o normal.
De acordo com a ginecologista Dra. Érica Kawano, da Clínica Mantelli, ainda não há pesquisas e evidências científicas que expliquem esse fenômeno, mas é provável que a explicação esteja no próprio mecanismo da covid-19, pela forma como a doença age no organismo.
“Não vemos isso em todas as pacientes que tiveram a doença, mas é um número considerável. Entendo que é possível sim que a doença altere o ciclo menstrual. Isso tem influência nos sintomas da doença também”, diz a doutora.
Outro ponto que pode interferir no ciclo menstrual é o estresse de quem se vê acometido de um vírus que já tirou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
“O estresse que a própria infecção traz no corpo da mulher pode mudar o padrão de secreção hormonal”, continua a doutora falando de hormônios como dopamina, adrenalina e o estímulo imunológico que ficam alterados durante a infecção pelo novo coronavírus.
“Ainda tem o transtorno de coagulação que algumas pessoas tem com a covid. Então, pode aumentar o fluxo menstrual nas mulheres que tiveram este transtorno de coagulação”, explica.
Não podemos esquecer também dos transtornos emocionais que situação como um todo tem gerado nas pessoas. Isso também altera o ciclo menstrual com atrasos ou com aumento do fluxo.
Outro ponto importante que a Dra. Erica Kawano faz questão de frisar é que durante o tratamento, o paciente com covid-19 é indicado a tomar remédios anticoagulantes e isso também interfere na menstruação.
Vacinas contra a covid-19 também estão alterando o ciclo menstrual
Nos Estados Unidos já há estudos tentando ligar a vacina contra a covid-19 com alterações no ciclo menstrual.
Isso mesmo, mulheres que não tiveram covid-19, mas foram vacinadas também relataram problemas nessa área.
Inclusive há uma pesquisa da Universidade de Illinois observou o caso de algumas mulheres que tiveram a menstruação mais intensa após terem sido vacinadas.
Os cientistas alegam algo semelhante ao que a Dra. Kawano afirmou: Uma pesquisa da Universidade de Illinois observou o caso de algumas mulheres que tiveram a menstruação mais intensa após terem sido vacinadas.
“Para afirmar que tanto a vacina, quanto a covid mudem o ciclo menstrual ainda falta mais estudos. Mas tudo leva a crer que sim, essa alteração acontece mas é algo transitório por conta exatamente desse estresse oxidativo e das alterações hormonais”, esclarece a ginecologista.