De acordo com um estudo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mais de 30% das crianças do 2º ano do ensino fundamental brasileiro não sabem ler e escrever.
Esse dado foi coletado durante a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que ocorreu no ano de 2019 e contou com a participação de mais de 2 milhões de alunos entre 6 e 10 anos de idade. A avaliação tem como objetivo identificar os avanços da alfabetização desde o início do ensino fundamental.
O estudo apontou que cerca de 30,6% das crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental apresentaram dificuldades para ler e escrever. Desses, 11,3% não conseguiam ler uma palavra simples e 19,3% não conseguiam escrever nenhuma palavra.
Além disso, o estudo também apontou diferenças de desempenho entre os estados brasileiros. Os estados que apresentaram os melhores resultados foram o Rio Grande do Sul (27,9%), Paraná (29,2%) e Santa Catarina (29,7%). Já os que obtiveram os piores resultados foram o Maranhão (36,3%), Pará (36,7%) e Alagoas (38,2%).
Diante dos resultados, o INEP destacou a necessidade de se realizar ações que busquem melhorar os resultados na alfabetização de crianças brasileiras. A instituição ressaltou ainda que é preciso investir na educação de qualidade, pois ela é um direito de todas as crianças.