As infecções urinárias não são apenas frequentes em idosos. Desde o nascimento à fase madura, as infecções urinárias visitam as pessoas, mas, curiosamente, a predisposição costuma trocar de sexo de acordo com a faixa etária.
De acordo com diversas publicações da área de urologia, na primeira infância, os meninos têm mais propensão por conta das malformações do trato urinário. Posteriormente, a tendência empata até a adolescência. Já as meninas, quando iniciam a vida sexual, costumam apresentar mais estas infecções e isso vai até os 50 anos.
“Na fase adulto maduro, estas predisposições, entre homens e mulheres, empatam, no entanto, a partir de um dado momento, os homens começam a apresentar mais as infecções urinárias por conta dos problemas de próstata”, comenta o urologista Dr. Danilo Galante.
Medidas para evitar as infecções urinárias
Dr. Danilo Galante enumera algumas posturas e hábitos que devem ser tomados para se esquivar do risco:
- Ingestão de líquidos saudáveis – para manter o trato urinário em constante atividade. Os líquidos ajudam a evitar a prisão de ventre, que pode causar infecções;
- Cardápio alimentar com bastante fibra como frutas, verduras e grãos integrais;
- Urinar com frequência, de preferência, a cada três horas;
- Evitar sabonetes muito fortes;
- Preferir calcinhas de algodão, fugir dos tecidos sintéticos;
- Postura higiênica em meninas e mulheres: limpar a área da frente para trás para não levar bactérias do bumbum para a vagina.
Por fim, o urologista adverte que as infecções urinárias frequentes, tanto em homens como mulheres, devem ser investigadas pelos médicos.