“Desde que eu virei urologista eu escuto esse pedido de aumentar ou engrossar o pênis. E, mesmo sabendo que traz mais riscos do que benefícios, têm homens se aventurando a fazer isso”, comenta o Dr. Danilo Galante
A mídia, nos últimos dias, publicou uma enxurrada de notícias a respeito da faloplastia, procedimento cirúrgico para o aumento, do comprimento e largura, do pênis.
O cantor sertanejo Tiago (da dupla com Hugo) acabou de realizar esta intervenção à revelia de sua namorada (agora ex), a cantora Tânia Mara. O argumento dele era que muitos homens desejam realizar a cirurgia por baixa autoestima, mas poucos fazem por vergonha.
No entanto, o que é um “sonho” para boa parte dos homens, pode transformar-se num pesadelo, de acordo com a opinião de especialistas da área médica.
O urologista e sexólogo Dr. Danilo Galante é integralmente avesso ao procedimento, “desde que eu virei urologista eu escuto esse pedido de aumentar ou engrossar o pênis. E, mesmo sabendo que traz mais riscos do que benefícios, têm homens se aventurando a fazer isso”.
E o médico explica as razões pelas quais combate a intervenção com veemência, “pode dar impotência; pode deixar o membro torto e deformado e a reversão disso é muito complicada; os apliques colocados são feitos de materiais sintéticos de baixa qualidade e que não são absorvíveis, pode ocasionar infecção de pele, além de dores, entre outros.
E Galante conclui: “em outras palavras, não existe engrossar e nem aumentar o tamanho do pênis. Por enquanto não há um procedimento seguro e com evidências científicas. E quais são as vantagens para quem ganha dois centímetros a mais?”.