Você já deve ter ouvido falar na drenagem linfática, uma massagem que estimula o sistema linfático e traz uma série de benefícios para o seu corpo.
O sistema linfático é o responsável por levar o excesso de líquido para fora do nosso corpo. Ao estimular essa rede de órgãos, a drenagem faz com que esse líquido seja removido rapidamente evitando problemas como a retenção de líquidos.
Muitas pessoas consideram a drenagem linfática apenas como um procedimento estético, mas além disso, ela traz muitos benefícios para a sua saúde.
Isso porque a massagem consegue abrir os pontos linfáticos do seu organismo e depois os estimula,, através de movimentos, para facilitar a saída do líquido para fora do corpo.
Com a massagem, a circulação sanguínea é ativada, juntamente com toda a rede arterial e venosa. Com isso, o seu corpo passa a funcionar melhor, melhorando também seu sistema imunológico.
A drenagem linfática também combate ao inchaço, pois promove a eliminação do excesso de líquido do corpo através do suor e da urina.
Mas não é só isso, a massagem ainda melhora a celulite, relaxa o corpo e combate a gordura localizada.
Recomendações para fazer drenagem linfática
A técnica da drenagem linfática vem se popularizando, encontramos até mesmo quem indique fazer alguns movimentos em casa.
Mas é necessário procurar profissionais treinados para realizar a massagem, pois ele terá capacidade para tocar nos pontos corretos onde estão os principais órgãos do sistema linfático.
Os movimentos corretos levarão o líquido acumulado em partes do corpo como pernas, braços e abdômen para a saída localizada nas axilas, virilha e etc.
O profissional especializado ainda consegue identificar os pontos do seu corpo onde há acúmulo de líquidos e estimular os locais para que a drenagem linfática consiga desobstruir a passagem e o seu corpo possa eliminá-lo.
O melhor profissional para realizar este procedimento são fisioterapeutas ou esteticistas, que têm os conhecimentos necessários para aplicar a drenagem no cliente.
Lembrando que há algumas contraindicações para este procedimento, principalmente que está com problemas renais, trombose venosa, tuberculose, infecções agudas, hipertensão não controlada, gestante com pré-eclâmpsia, patologias malignas e insuficiência cardíaca.