Há uma série de doenças típicas do verão e quem se preocupa com a saúde e com a qualidade e vida precisa tomar algumas medidas simples para prevenir esses problemas.
No Brasil o verão começa em dezembro e termina em março, mas as altas temperaturas começam mesmo em novembro e chegam a durar até o mês de abril.
O clima tropical é ótimo, mas o excesso do calor traz uma série de problemas de saúde, principalmente os respiratórios por conta da baixa umidade do ar.
As principais doenças de verão são: asma, bronquite, rinite e os resfriados que estão ligados diretamente a falta de umidade no ar.
Outros problemas que merecem atenção é a desidratação e a infecção urinária que são causadas pela falta de água no organismo.
Para te ajudar a evitar essas doenças, a médica de família e comunidade doutora Ana Paula Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), dá diversas dicas simples e fáceis de fazer para proteger a sua saúde e a saúde de sua família.
Dicas para prevenir doenças típicas do verão
- Tenha plantas em casas – As plantas conseguem reter umidade e proporcionar menos calor e baixa umidade.
- Coloque uma bacia com água ou toalhas molhadas pela casa – Assim você garante a umidificação do ambiente doméstico (umidificadores de ambiente também podem ser utilizados).
- Alimentação saudável – Dê preferência para alimentos frios, sucos de frutas naturais e chá gelados que ajudarão o organismo a se manter hidratado.
- Consuma mais água – A indicação geral é de dois litros por dia, mas em dias quentes essa quantidade deve aumentar. “Não espere a sede aparecer para tomar água”, diz a médica.
- Exercícios ao ar livre – É mais saudável praticar exercícios em praças e parques, mas se atente aos horários evitando tomar sol no período das 11h às 15h.