O surto da pandemia redefiniu o modelo de atuação de muitas empresas. O trabalho remoto tornou-se a regra, não a exceção.
Para as mulheres trabalhadoras, essa situação pode ser duplamente difícil – elas precisam combinar responsabilidades profissionais e familiares e, cada vez mais, estão cansadas e próximas do esgotamento.
O que fazer para evitar que a satisfação no trabalho caia? Como apoiá-las?
A vida profissional das mulheres mudou significativamente após o início da pandemia.
– 76% das mulheres acreditam que a pandemia afetou negativamente as suas vidas;
– 74% têm medo de desenvolver suas carreiras;
– 73% sentem maior carga de trabalho;
– 72% têm menos tempo para si, para a saúde e para as paixões;
– 68% têm mais tarefas domésticas;
– 54% passam mais tempo cuidando de crianças;.
Estresse físico e mental
A pesquisa acima mencionada indica uma enorme pressão física e mental sobre as mulheres trabalhadoras. Até 86% das mulheres experimentam uma deterioração no bem-estar mental, 79% notaram doenças físicas e 65% têm dificuldades em equilibrar trabalho e vida privada.
O estresse, por outro lado, tem um efeito destrutivo na imunidade e na saúde das mulheres. Aumenta a carga no sistema circulatório, leva à hipertensão, aumenta o colesterol no sangue, pode causar doença cardíaca coronária. A tensão de longo prazo promove hábitos pouco saudáveis, como fumar (cigarros normais ou vaper), dieta pobre e falta de exercício e sono. E estes, por sua vez, levam a doenças crônicas, infecções mais frequentes e aprofundam o medo por sua saúde e pela de seus entes queridos.
Tudo isso afeta o funcionamento não apenas das mulheres, mas também das empresas em que trabalham. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as perdas financeiras relacionadas a problemas de saúde dos funcionários custam às empresas americanas até US$ 225 bilhões por ano!
Como apoiar as mulheres?
Se você está em uma posição de liderança e quer apoiar as mulheres, a primeira coisa que você precisa fazer é tentar redefinir as regras. Horários de trabalho flexíveis são uma boa ideia para ajudar as mulheres a combinar os papéis de mãe e trabalhadora e ajudá-las a permanecerem produtivas.
Considere também modificar os benefícios dos funcionários. O principal benefício da sua empresa foram ingressos para academia? Ofereça aos funcionários a oportunidade de buscar aconselhamento em saúde mental. Comunique-se com as mulheres da sua empresa e tente encontrar soluções mutuamente benéficas.
Uma iniciativa desejável também pode ser a organização de atividades para crianças na empresa ou a contratação de um tutor que auxilie os filhos de seus funcionários com aulas remotas. Graças a isso, a parte feminina da equipe pôde se concentrar apenas no trabalho.
Saúde acima de tudo!
Se você está preocupado que o estresse esteja reduzindo a produtividade dos funcionários, faça esforços para apoiar a saúde deles. O CDC relata que melhorar a saúde física, mental e emocional aumenta a resistência, a concentração e o foco, levando a uma maior produtividade no trabalho.