Ajuda de custo: Quem tem direito ao benefício?

Ajuda de custo

Um dos benefícios trabalhistas que gera muitas dúvidas é a ajuda de custo. Aliás, o que vem a ser este benefício? Quem tem direito de receber?

Para te explicar mais sobre esse assunto, responderemos essas e outras questões neste artigo que irá te ajudar a entender melhor.

Quem sabe assim você poderá reclamar com sua empresa para passar a receber, ou então verificar que há necessidade de entrar com um processo trabalhista e cobrar os seus direitos.

O Que é Ajuda de Custo?

A ajuda de custo é um benefício trabalhista dado obrigatoriamente a todo profissional que for trabalhar em localidades diversas ao endereço que está no contrato.

Um exemplo claro para este pagamento é de uma secretária contratada para trabalhar na sede da empresa, mas que periodicamente precisa se deslocar para participar de reuniões em outras empresas do grupo.

Essa pessoa terá por direito a ajuda de custo, um valor que suprirá para pagar as despesas desses deslocamentos.

Mas é preciso deixar claro: só é obrigatório pagar este benefício quando o funcionário tiver que cumprir trabalho em locais diferentes do endereço onde ele foi contratado.

Empresas que mudam de endereço também são obrigadas a pagar a ajuda de custo, uma garantia que está na lei e que deve ser cumprida.

Se você trabalha em um bairro e a empresa se mudou para outro, terá que te dar a ajuda de custo que venha a suprir as necessidades desse deslocamento extra.

Porém, esse tipo de benefício não deve ser habitual, ou seja, ele será pago por um período e não poderá ter descontos nele.

Ajuda de Custo x Diárias de Viagem

Quem trabalha e precisa viajar a trabalho não deve receber a ajuda de custo, mas sim as diárias de viagem. Esse benefício visa reembolsar o trabalhador pelos gastos realizados na viagem.

Mas para receber esse reembolso o trabalhador precisa ter os comprovantes de todas as despesas como transporte, hospedagem, alimentação e etc.

Apresentando esses comprovantes, a empresa tem por obrigação ressarcir o empregado dos gastos que ele teve. Caso os gastos excedam 50% do valor do salário, ele passará a ser pago mensalmente como remuneração.

Ajuda de custo

As diárias de viagem não podem ser confundidas como ajuda de custo, fique atento para esses detalhes: as diárias de viagem podem ser somadas ao salário mensal, a ajuda de custo não.

Sem contar que uma é oferecida apenas para o empregado que precisa viajar para outras cidades, estados e países. Enquanto que a ajuda é um benefício temporário para empresas que mudaram de endereço ou que colocarem seus funcionários para trabalhar em um local diferente do que está no contrato.

 

Entenda Seus Direitos Trabalhistas

Muitas pessoas não conhecem seus direitos trabalhistas e, por isso, acabam perdendo dinheiro e tirando do bolso o que a empresa é obrigada por lei a pagar.

Quanto mais você conhecer o que deve ou não receber, mais preparado estará para entrar em contato com a empresa e exigir os seus benefícios.

Se você está tendo que se descolar para empresas que não estejam no endereço pelo qual você foi contratada, peça a ajuda de custo. O mesmo vale para empresas que se mudaram que devem dar a ajuda de custo por um determinado tempo para que o funcionário possa ir até o novo endereço.

Agora se você viajar a trabalho com frequência, exija as diárias de viagem guardando todos os comprovantes para solicitar o reembolso.