Sendo uma das principais sensações da odontologia atual, o aparelho invisível vem ganhando muita notoriedade entre as possibilidades de tratamento ortodônticos, principalmente pelo fato de proporcionar uma melhora na estética e muito conforto durante o tratamento.
Porém, apesar de badalado, poucos falam sobre o que e quais os verdadeiros benefícios para a sua boca.
Primeiramente, o aparelho ortodôntico invisível é nada mais do que uma moldeira transparente feita para aplicar uma técnica que se adapta perfeitamente a sua arcada dentária, consequentemente corrigindo imperfeições na mesma, como mordidas cruzadas, por exemplo.
Por se tratar de um material transparente, muitos pacientes acabam aderindo ao seu uso também pela questão estética. Isso porque, muitos não se sentem à vontade usando o aparelho dentário tradicional, feito de metal.
Quando é indicado e quanto tempo dura o tratamento?
É importante frisar que a indicação do aparelho invisível só será feita após um diagnóstico e uma avaliação bastante minuciosa da arcada dentária por parte do dentista.
Por isso, é sempre muito importante estar indo ao odontologista e você pode estar fazendo isso através de um plano dental completo.
Além de que a aplicação do tratamento de aparelhos invisíveis depende muito do grau e de qual o problema será descoberto e se é o melhor tratamento para lidar com ele.
Todavia, existem alguns problemas que ficam entre as principais indicações para o uso do aparelho invisível, como por exemplo:
- Mordida profunda ou sobremordida
- Mordida aberta;
- Mordida cruzada;
- Diastema;
- Apinhamento dentário;
- Desequilíbrio dos ossos faciais;
Outro ponto é que normalmente esse tipo de tratamento é mais indicado para pessoas mais jovens e adultos, até porque ele é removível, o que facilita a perda da moldura dental para crianças, comprometendo diretamente os resultados e o tempo de seu uso.
Inclusive, um fato que chama muita atenção é que no início o uso da tecnologia era limitado aos casos mais simples.
Porém, hoje, o tratamento pode inclusive ser indicado para a maior parte dos problemas ortodônticos, que por exemplo, podem estar sendo aplicados com a adesão de um plano odontológico para microempreendedor individual.
Já sobre o tempo de tratamento, ele é mais rápido que o normal, durando normalmente entre 12 e 18 meses em média, porém, já poderá ver os resultados a partir de algumas semanas de uso.
Como aderir ao tratamento?
Esse é o ponto mais controverso da utilização do aparelho de dente invisível, já que ele tem um custo muito alto, normalmente custando por volta de seis mil reais em média, mas podendo variar para mais ou menos, sendo possível apenas se fosse feito através de um plano odontológico empresarial.
Porém, de maneira geral, o valor médio do aparelho por si só já torna ele muito inviável para boa parte da população, apesar do tratamento ser um dos mais eficientes no que se diz respeito à ortodontia.
Todavia, também pode ser possível estar aderindo ao tratamento por meio do uso de um plano de saúde para dentistas, claro, dependendo de qual o seu convênio.
Porém, é importante entender como você deve realizar os cuidados com seu aparelho de maneira adequada e assim, manter os dentes mais saudáveis.
Como cuidar do aparelho invisível
E assim como o tradicional, o aparelho invisível também precisa de cuidados mais minuciosos, como o uso de uma escova específica para esse aparelho.
Entretanto, para cuidar de fato dele é necessário higienizar com uma escova específica, além do mais, também enxágue o alinhador após removê-lo.
Inclusive, é importante remover o aparelho antes de iniciar suas refeições, afinal, pelo fato deles serem de plásticos, eles podem acabar sofrendo alterações devido ao calor dos alimentos. Outro ponto é colocar o aparelho com as mãos, não fazendo pressão através da mordida.
Isso porque, a longo prazo, a utilização de forças pode acabar prejudicando a moldura e consequentemente, deformando o aparelho.
E nessa mesma linha de deformação, é importante evitar líquidos que estejam muito quente ou abrasivos, como por exemplo, é o caso de branqueadores.
Por último e não menos importante, é válido ressaltar que não são somente aqueles trabalhadores que possuem planos odontológicos com benefícios que podem estar tentando aplicar esse tratamento, aqueles que prestam serviço como pessoa jurídica também possuem essa opção através de um plano dental para MEI.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.