De acordo com os dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada em outubro de 2021, a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil passou de 30%, em 2019, para 53% em 2020, representando que cerca de 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem querem abrir um negócio pela 1ª vez nos próximos 3 anos. Do total, 1/3 foi motivado pela pandemia de covid-19. Ter uma empresa passou a ser o 2º maior sonho do brasileiro, diz o estudo.
Ainda, aponta o Boletim Mapa das Empresas, publicado pelo Ministério da Economia, que no segundo quadrimestre de 2021 foram abertas 1.420.782 novas empresas no país, o que representa um aumento de 26,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 18.440.986 empresas ativas no país.
Case Empreendedorismo: referência no assunto quando o tema é empreendedorismo, Luiza Castanho, que foi feirante, balconista, atendente e vendedora quando jovem, hoje é mentora em empreendedorismo, e uma das maiores autoridades do país especializada em marketing de diferenciação e posicionamento de mercado voltada ao segmento fitness.
A executiva é especialista em ajudar empresas se transformarem em líderes dos seus segmentos por meio de uma exclusiva metodologia que utiliza técnicas de posicionamento e diferenciação. Em seus quase 30 anos de carreira com 20 anos destinados a atuação em multinacionais como Carrefour e Leroy Merlin, Luiza se tornou referência na arte de atrair clientes interessados em qualidade e resultado, isto é, público que esteja disposto a pagar mais por isso, fazendo com que o dono do negócio, saia, definitivamente, daquela guerra de preços muito comum entre empresas concorrentes.
Trajetória de Luiza Castanho
Luiza Castanho, 47 anos, gaúcha residente em São Paulo, é empresária e mentora em empreendedorismo. Formada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Marketing, é uma mulher forte que nunca escondeu de onde veio ou desistiu de seus objetivos- crescer profissionalmente e deixar a sua marca no mercado.
Nascida em uma família humilde e criada em Nilópolis, baixada fluminense, no Rio de Janeiro. “Lutei muito para chegar até aqui”, diz ela, ao lembrar do passado, quando vendeu roupas na feira, churrasquinho na praça, passando depois a caixa de supermercado e estoquista. “Eu sempre fui a primeira a chegar e a última a sair do trabalho. Marcava meu cartão de ponto e continuava na loja, ajudando meus colegas de outros departamentos para poder aprender o que eles faziam. Passei por quase todas as funções e cargos, e me tornei multiespecialista ao longo dos anos”, completa. Em dez anos, partindo dos 18, Luiza saiu de uma função operacional em uma multinacional do varejo para o posto de diretora regional, em rede de lojas de material para construção, comandando mais de 1200 colaboradores.
“Aos 32 anos abri minha empresa de consultoria para atender pequenas lojas de material de construção e aprendi que poderia ajudar a transformá-las em home centers. Daí veio a paixão por estratégia, marketing de diferenciação e posicionamento de mercado”.
Neste momento da sua carreira, ela foi convidada para trabalhar em uma grande rede de academias, em Brasília (DF), onde morava na época. Foi assim que ingressou no segmento fitness. Sempre muito estudiosa, mergulhou a fundo no setor, trazendo toda bagagem que adquiriu como “gestora no varejo”, com muito estudo (é uma devoradora de livros sobre negócios, gestão, carreira e afins). Em cinco anos, revolucionou o setor fitness, tornando-se a maior autoridade do país, na área, em marketing em diferenciação e posicionamento de mercado, levando centenas de empresas para o patamar de alto ticket no modelo de serviço premium.
A guinada nesse sentido ocorreu quando percebeu que Brasília era muito pequena para as suas pretensões Com a cara, força e coragem peculiares, desembarcou em São Paulo no réveillon de 2016. Tinha uma proposta para ser diretora regional de uma rede de academias na capital que, na verdade, era uma enganação: o trabalho não era como prometido. O que ela fez? Continuou em São Paulo a procura de uma grande oportunidade.
Fez cursos e mentorias com Carlos Ferreirinha, Claudio Diniz e Richard Barczinski, nas áreas de marketing, estratégia e gestão do luxo. Estratégia é assunto pelo qual ela tem paixão especial. Estudou com especialistas do ramo, como José Salibi Neto, Sandro Magaldi, e Bernardinho, do vôlei.
Atualmente, Luiza é uma das palestrantes mais requisitadas do setor. Ela ajuda, através da sua própria empresa de consultoria, personal trainers, nutricionistas, fisioterapeutas, empresários e gestores de academias de todo país e do exterior a alavancarem seus negócios, muitos deles à beira do colapso pós pandemia. Entre seus clientes, estão a Gym Club Floripa – Santa Catarina, Bodytech – Mato Grosso, Studio Regini – SP, Espaço Fitness – Minas Gerais, e mais de 600 marcas em 14 países.
Luiza mostra brio e coragem de sempre ao retomar os cursos presenciais com foco em reposicionamento de mercado, marketing e vendas para líderes de empresas, estagnados por conta da pandemia. Realizou dois deles entre julho e agosto de 2021, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, um terceiro, em maio de 2022, em Alphaville, e o quarto em julho deste ano no Hotel Radisson Blu, em Belo Horizonte.
Ela, que era paga para dar cursos e palestras para outros eventos corporativos, agora realiza os seus, faturando alto e atraindo grandes parceiros de negócios, como a marca da grife italiana de equipamentos Technogym. Sempre de olho em novos negócios, Luiza é idealizadora e sócia da primeira rede de box de “Crosstraining Boutique” do mundo, com sede na cidade de Maringá, Paraná, que acaba de abrir franquia.