A cantora Joelma deixou fãs preocupados após aparecer em shows com o rosto inchado. A assessoria da cantora afirmou que o caso era sequela da Covid-19, mas a explicação foi contestada.
Procuramos o biomédico Thiago Martins, mestre em medicina estética, professor universitário e fisioterapeuta dermatofuncional e criador do método Harmonização Corporal® para esclarecer alguns assuntos sobre o caso.
Tudo Mulher: O rosto inchado da cantora Joelma chamou a atenção da população e a assessoria tentou associar o caso com a infecção pelo novo coronavírus. Este caso pode ser mesmo uma sequela da doença?
Dr. Thiago: Na verdade, o inchaço no rosto não pertence ao conjunto de sintomas e nem de sequelas do covid-19. O que poderia levar a isso seria o uso de corticóides, muito utilizados como forma de tratar os casos mais graves da doença.
A medicação, quando usada em grande quantidade e por um longo período pode, sim, fazer com que o paciente inche devido à retenção de líquido e gordura no organismo.
Tudo Mulher: Recentemente a cantora passou por uma harmonização facial. Qual a relação do Covid-19 com o procedimento?
Dr. Thiago: A infecção pelo coronavírus, assim como de qualquer outro vírus (gripe, vírus inativo da vacina) pode causar uma reação inflamatória no local onde foram aplicados o ácido hialurônico ou outra substância semipermanente ou permanente, causando inchaço local. Isso, inclusive, foi relevado em pesquisas. O nome disso é Edema Tardio Intermitente Persistente e, na maioria das vezes não tende a ser grave e se resolve sozinho.
O ETIP pode ter início também com outros quadros infecciosos como sinusite, infecção do trato urinário, do trato respiratório ou infecção dentária e traumas na face.
Tudo Mulher: A Covid-19 diminui a eficácia dos procedimentos estéticos?
Dr. Thiago: Em alguns casos sim. A toxina botulínica pode ter sua durabilidade prejudicada se o paciente for infectado pelo covid-19. Aqueles que vacinaram conta a covid devem aguardar entre 15 e 20 dias para fazer a aplicação do botox, assim como pacientes que estão gripados ou que receberem a vacina contra a gripe. Assim, o procedimento se torna mais seguro e eficaz.
Tudo Mulher: Quais os cuidados que uma pessoa com preenchimento com o ácido hialurônico devem tomar?
Dr. Thiago: O ácido hialurônico é um tratamento muito eficaz quando o assunto é rejuvenescimento. Ele é indicado para repor o volume perdido na face, corrigir imperfeições, deixar o rosto mais simétrico e estimular a produção de colágeno. Os cuidados sempre devem existir. Primeiramente escolhendo um profissional gabaritado e experiente para evitar intercorrências que acontecem tanto por conta do uso exagerado da substância, quanto da aplicação feita da forma errada. As complicações podem ser desde uma infecção a edemas, resultados não estéticos, oclusão vascular com risco de necrose e cegueira.
Cantora foi internada
No dia 6 de junho Joelma foi internada para tratar do problema. a Profª. Drª. Ludhmila Hajjar, que tratou da cantora, confirmou o que o dr. Thiago Martins nos contou sobre o uso de corticóides.
A alta médica aconteceu no dia 11 de junho, pois durante o tratamento Joelma foi diagnosticada com um quadro de esofagite, gastrite e um edema.