Com uma população formada em 54,9% de pardos e negros, o Brasil se mostra um país cada vez mais racistas com base no ódio gratuito registrado nas redes sociais.
A mais nova vítima do racismo brasileiro foi a campanha dos Dia dos Pais da marca O Boticário que escolheu atores para representar uma família formada exclusivamente por negros.
Os comentários irônicos declararam que a empresa estava cometendo “racismo” por não ter pessoas brancas no comercial. Alguns ainda questionaram: “cadê a representatividade”, palavra usada cada vez mais pelos movimentos negros espalhados nas redes sociais que exigem a presença de negros em comerciais, filmes, telenovelas e capas de revista.
No Youtube o vídeo teve 16 mil “não curti”, contra 77 mil curtidas. São quase 6.500 comentários, entre eles uma explicação da própria empresa:
“Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso ❤. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém.”
Assista ao comercial: