Por Renata Piazera*
Ser mulher à frente de uma empresa já é uma realidade há algum tempo e os números só comprovam esse empoderamento. Atualmente, elas não somente são capazes, como constroem cada vez mais uma carreira sólida e de muito sucesso. Segundo levantamento do Sebrae, temos no Brasil cerca de 7,9 milhões de empreendedoras, número que cresceu 34% ao longo de quatorze anos. Mesmo assim, nem todas estão seguras para trocar uma vida relativamente segura para embarcar no sonho do próprio negócio. Por isso, vale destacar alguns itens para essas que buscam estar no poder.
- É possível ser mãe e empresária
Sim! A tarefa 3 em 1 — ser mãe, empreendedora e empresária — parece complicada, mas é bem possível. É claro que a mulher com esse perfil vai viver em uma constante “ginástica”, mas pode se tornar muito prazeroso ter uma rotina sempre dinâmica, repleta de novidades e desafios, além de cheia de afazeres.
Vale a pena lembrar que ser mãe e empresária requer uma dedicação extra para que nada saia do lugar ou perca o equilíbrio. Tendo esse cuidado, o cotidiano se tornará agitado, porém tranquilo, e a mulher sempre saberá como enfrentar todos os desafios.
- Ter confiança e não ter medo de errar
Infelizmente, ainda é recorrente encontramos muitas pessoas que acreditam que uma mulher precisa ser chefiada por um homem. Apesar disso, as mulheres vêm lutando para ganhar seu espaço e respeito perante os homens que estão em cargos melhores ou iguais, por exemplo.
Já para as que estão à frente de um negócio, o respeito é maior e, muitas vezes, é esse exemplo positivo que vem impulsionando o sexo feminino a estar sempre procurando o próprio sucesso e com muita força de vontade de mudar um cenário que ainda é um tanto machista.
- É preciso ter paixão e gostar do que faz
Não só isso, mas acreditar em si, em sua ideia e na capacidade de desenvolvê-la. É preciso atualizar-se constantemente, seguir suas intuições e não desistir nunca.
E como as mulheres são consideradas as que mais apostam em um novo negócio, que realmente pensam em novas soluções para a sociedade, é essencial ter todos esses fatores como prioridade, para que a carreira cresça, se desenvolva e realmente seja um sucesso.
- Não se importar em contar com um parceiro
Ninguém consegue abraçar o mundo sozinho. Por isso, é preciso conhecer suas fraquezas e ter uma equipe ou parceiro que te proteja delas e que venha para somar. Com isso, o objetivo fica bem claro: começar uma empresa e fazer de tudo para que ela dê certo!
- Estudar muito e potencializar o perfil de empreendedora
A recomendação é pensar grande, começar pequeno, mas crescer rápido. No entanto, a base que sustenta um negócio sólido passa por um tripé básico que consiste na parte técnica, de gestão e de empreendedorismo. Caso um desses itens não esteja resistente, a empresa desmorona.
A parte técnica e de gestão podem ser compartilhadas com outros parceiros, mas o perfil empreendedor tem que ser trabalhado constantemente para poder extrair qualidade como liderança, persistência, autoconfiança e comprometimento.
*Renata Piazera – Formada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina/ Especialização em Bioquímica com habilitação em alimentos. Sócia-fundadora da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária.