5 dicas para escolher um plano de internet bom e barato

Em meio ao mar de opções de planos de internet oferecidos pelas operadoras, escolher o plano certo pode ser complicado, especialmente se você não souber quais fatores observar.

Sabendo o que esperar de um plano e o que a empresa deve oferecer, ficará mais fácil na hora de escolher entre as empresas que atuam na sua região.

Para te ajudar, daremos 5 dicas simples que irão mostrar como escolher a internet mais adequada para a sua casa ou empresa. 

 

O que analisar na hora de contratar internet

Antes de escolher o plano mais barato, é preciso fazer algumas análises que possam indicar se o plano é realmente interessante para o que você precisa ou se ele não irá suprir o seu estilo de consumo de internet.

 

1- Seus hábitos de navegação

Quanto você consome de internet todos os meses? Esse ponto é importante para poder escolher um plano que venha realmente suprir as suas necessidades de navegação.

 

2- Faça o teste de velocidade

A velocidade é um fator muito importante a considerar ao se considerar uma mudança de operadora ou uma atualização de serviço. Você pode verificar o desempenho da sua linha de internet atual fazendo um simples teste de velocidade.

 

3- Modem incluso no plano

Outro elemento importante diz respeito ao modem, que pode ser incluído gratuitamente na oferta ou ser cedido para uso, ou ainda pode ser vendido pela operadora por uma valor extra dentro do plano.

 

4- Suporte ao cliente

Não subestime o serviço de atendimento ao cliente ao avaliar um novo contrato. O suporte geralmente é considerado uma vantagem e requer um custo adicional ou está incluído nos pacotes de assinatura mais caros. 

 

5- Compare o custo-benefício

Agora que você conhece todas as variáveis ​​importantes para avaliar uma conexão com a internet, está pronto para escolher sua nova oferta comparando os preços dos planos disponíveis entre as operadoras de seu interesse. 

Tipo de conexão também faz a diferença

 

No Brasil o sistema de internet via cabo telefônico de cobre é o mais comum, sendo instalado desde os anos 2000, atendendo boa parte do país.

Por ter uma ligação mais simples, os planos mensais são mais baratos se comparados com outros tipos disponíveis de conexões.

Outra opção cada vez mais interessante nas grandes cidades é a conexão por fibra óptica. Trata-se de uma tecnologia mais recente e capaz de oferecer desempenho significativamente superior.

Há muitas operadoras que já oferecem este serviço, basta procurar na sua região nomes como Oi Fibra atendimento para poder falar com um atendente e verificar se a conexão está disponível na sua região.

Os planos de fibra óptica podem ter valores maiores que a conexão por cabo telefônico, todavia as vantagens de velocidade são superiores, fazendo valer a pena pagar a diferença por um plano com mais capacidade de conexão.

Se você precisa de uma navegação mais rápida e maior capacidade de banda, essa será a melhor escolha disponível no mercado. Além disso, as conexões por fibra são mais seguras e com mais resistência elétrica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *