3 dicas para melhorar a convivência em família durante a quarentena

Várias cidades brasileiras orientam o confinamento para evitar a propagação do novo coronavírus, impedindo assim que um grande número de pessoas sejam contaminadas e adoeçam precisando de ajuda médica.

Mas conviver com pais, filhos e cônjuge durante a quarentena tem sido um verdadeiro desafio. As famílias modernas ficam cada vez menos em casa, trabalho em período integral, escola integral, trânsito, muitos voltam para suas casas apenas para dormir.

Com a pandemia, essas pessoas estão sendo obrigadas a conviverem 24 horas por dia, e assim as diferenças de comportamento se sobressaem, gerando atritos que podem ser evitados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de convivência para que esses dias de confinamento se tornem mais leves, já basta toda a tensão que a situação tem gerado, não é?

Confira:

1- Crie atividades em família

Ainda que cada integrante da família tenha seu smartphone, é importante promover uma hora para o convívio. 

Para isso, vale procurar atividades onde todos participem como jogos, desafios, sentar para contar histórias, ver fotografias antigas.

A ideia é criar momentos alegres e divertidos que tirem toda a preocupação e ansiedade dos membros da família.

2- Respeitar espaços

Um dos maiores motivos de brigas, sem dúvida, é não respeitar os espaços. Todos merecem privacidade, ter um espaço só seu, um momento só seu, inclusive crianças.

Para os menores, imponha limites, mas libere esse espaço para eles. 

Entre casais, vale a pena conversar sobre senhas de redes sociais e até mesmo a senha do telefone celular. A ideia é que não haja segredos e nem desconfiança. É importante resolver essa questão.

3- Divida as tarefas

Com mais pessoas em casa, os trabalhos domésticos aumentam. 

Para que ninguém fique sobrecarregado, é importante dividir as tarefas. Junte todos, fale das necessidades, separe as tarefas por dias e então oriente quem fará o quê.

Uma dica interessante é ir trocando as tarefas, para que todos entendam como fazer e façam depois que a quarentena acabar.