O trauma de um estupro é físico e emocional e pode marcar uma mulher para todo sempre. A cantora Lady Gaga foi vítima de estupro aos 19 anos e relevou sofrer até hoje com as consequências desse crime.
Em entrevista à Oprah Winfrey, a artista de 33 anos relatou o estresse pós-traumático que a acompanha desde então.
“Fui estuprada repetidamente quando tinha 19 anos de idade. Eu desenvolvi estresse pós-traumático como resultado destes estupros e por não ter lidado com o trauma”, revelou.
Gaga contou que os abusos foram cometidos por alguém que ela conhecia e que não procurou ajuda de psicólogo e psiquiatra para conseguir superar o trauma.
“De repente, eu me tornei uma estrela e estava viajando o mundo. Ia de um quarto de hotel para uma limusine, e da limusine para o palco. Eu nunca lidei com o trauma, e de repente comecei a sentir uma dor intensa e inacreditável que se espalhava por todo o meu corpo, e que se parecia muito com o que senti quando fui estuprada”, completou.
As dores crônicas são sintomas da fibromialgia, uma síndrome que se manifesta com dores musculares por todo o corpo e que a causa está ligada com o emocional, tanto que a maioria das vítimas dessa doença são mulheres.
“Eu descobri que a fibromialgia pode ser tratada com terapia para saúde mental. Saúde mental é uma condição médica e deveria ser tratada como uma condição médica. Não é algo que devemos ignorar”, ensinou.