Gravidez depois dos 30 anos – Veja a lista de famosas que adiaram a maternidade

Gravidez depois dos 30 anos

A gravidez depois dos 30 anos tem sido a escolha de mulheres em todo o mundo, essa é uma tendência global justificada por muitos motivos, sendo que o principal deles é a carreira.

Cada vez mais ativas no mercado de trabalho, as mulheres deixam o sonho de se tornarem mães para mais tarde, quando estiverem formadas e bem estabelecidas no emprego, com cargos e salários altos.

A mudança de pensamento já começa a ser sentida nos dados estatísticos, para se ter uma ideia a pesquisa de evolução populacional do IBGE, divulgada recentemente, mostrou que hoje a primeira gravidez da mulher acontece aos 25 anos, mas nos próximos anos as mulheres engravidarão cada vez mais tarde: em 2020 a média será de 28 anos e em 2030 de 29,3.

Mesmo sendo uma tendência global especialistas fazem uma alerta para o chamado relógio biológico, pois depois dos 35 anos a taxa de fecundidade chega a ser 40% menor.

Isso acontece porque cada mulher já nasce com uma quantidade certa de óvulos, e ao longo dos nos, além da quantidade, a qualidade desses óvulos também fica menor.

Muitas famosas que conseguiram engravidar depois dos 30 fizeram procedimentos de fertilização, processos caros, demorados e sem garantias.

Motivos para engravidar depois dos 30

Além da carreira, outro motivo para o adiamento da maternidade é a busca por um parceiro, a imagem do príncipe encantado está cada vez mais apagada na mente das mulheres, mas mesmo assim elas ainda buscam por um parceiro ideal para, juntos, formarem uma família.

Ainda que o romantismo esteja em baixa, é importantíssimo ter um parceiro para dividir estes momentos, alguém que apoiei e queria cuidar da criança.

Dados do IBGE mostram também que os brasileiros estão se casando cada vez mais tarde, isso também influencia no aumento de gravidez depois dos 30 anos no Brasil.

Por esses e outros motivos vemos que em 2017, dos 2,86 milhões de nascimentos registrados no Brasil, 35,1% dos casos eram filhos de mulheres com mais de 30 anos.

Para se ter uma ideia de como as mulheres estão demorando mais para terem filhos, em 2007 25,7% dos nascimentos eram de gestantes com mais de 30. Em 2016 o número já era de 33% dos partos.

De acordo com a gerente da pesquisa de Dados da Estatísticas do Registro Civil do IBGE, Klivia Oliveira, essa é uma tendência forte no país.

“Os dados nos mostram que as mulheres vêm adiando a maternidade porque a proporção de mães que tiveram filhos na faixa dos 20 anos ou menos vem caindo gradativamente. A mulher também vem se casando mais tarde, o que colabora para o crescimento da taxa de fecundidade em mulheres após os 30 anos de idade”, disse ela.

Conheça as famosas que tiveram filhos depois dos 30:

A apresentadora Xuxa Meneguel ganhou Sasha aos 35 anos, em 1998.

https://www.instagram.com/p/BZmWX1Uh_1U/?utm_source=ig_embed

A atriz Taís Araújo engravidou do primeiro filho aos 33 anos. Quatro anos depois, teve sua segunda filha.

https://www.instagram.com/p/BmYzhFbD5qR/?utm_source=ig_embed

A apresentadora Adriane Galisteu deu à luz aos 37 anos.

https://www.instagram.com/p/B0xGiWShRpm/

A cantora Pitty teve sua primeira filha aos 30 anos.

https://www.instagram.com/p/BaQDRsel0yY/?utm_source=ig_embed

A apresentadora Márcia Goldschmidt teve seu primeiro filho aos 32 anos e aos 50 anos engravidou de gêmeas.

https://www.facebook.com/782310861782839/photos/a.782313751782550/782313228449269/?type=3

A apresentadora Antonia Fontenele teve seu segundo filho aos 42 anos.

https://www.instagram.com/p/BVpGefVHl51/?utm_source=ig_embed

A atriz Luana Piovani teve seu primeiro filho aos 36 anos. Três anos depois deu à luz a um casal de gêmeos.

https://www.instagram.com/p/BscxigGjzZA/?utm_source=ig_embed

A apresentadora Eliana também teve gravidez depois dos 30. Ela engravidou aos 38 anos e depois aos 44 anos.

https://www.instagram.com/p/CFksYXdj_XH/

A apresentadora Luciana Gimenez teve seu primeiro filho aos 30 anos e engravidou novamente aos 42 anos.

https://www.instagram.com/p/BmjAeDPBSAw/?utm_source=ig_embed

A cantora Ivete Sangalo também está na lista de gravidez depois dos 30. Ela teve seu primeiro filho aos 37 anos e a aos 45 anos teve gêmeas.

https://www.instagram.com/p/B8Y0DWlHa5F/

Deixe um comentário