Entre as doenças cardíacas que mais fazem vítimas fatais, principalmente em pessoas com mais de 65 anos, temos a insuficiência cardíaca é uma doença debilitante que afeta mais de 26 milhões de pessoas em todo o mundo
Entre os principais sintomas da doença podemos citar a falta de ar constante, a fadiga e a retenção de líquidos que aparece com o inchaço de pés e tornozelos.
A insuficiência cardíaca é uma doença cardiovascular causada pela falta de capacidade do coração de bombear sangue suficiente para levar nutriente e oxigênio para o corpo.
Pacientes que passam anos sofrendo com hipertensão e diabetes possuem maiores chances de desenvolver a doença, assim como a doença de Chagas.
Como evitar doenças cardíacas
A insuficiência é apena uma das diversas doenças cardíacas que podem se desenvolver em nosso corpo. Para a prevenção de problemas no coração é preciso mudar alguns hábitos e, o quanto antes, iniciar um processo em busca de uma vida saudável.
Alimentação saudável ajuda a evitar doenças
Uma das melhores formas de prevenir doenças no coração é ter uma alimentação saudável livre de excesso de gorduras. Beber água regularmente também ajuda seu organismo a funcionar melhor.
Fora isso é preciso evitar ao máximo o uso de drogas e do cigarro, que podem trazer uma série de doenças.
Cardiologista dá dicas para se viver com mais saúde e qualidade de vida
Diabéticos, hipertensos e pessoas com antecedentes familiares dessas e outras doenças crônicas precisam redobrar os cuidados.
Controlar o peso também é importante, o excesso dele pode trazer uma série de problemas cardíacos como o entupimento das veias que desencadeiam o infarto. Essa doença ainda é uma das que mais matam no mundo.
Outra forma de evitar doenças cardíacas é fazer exames periódicos com o seu médico, principalmente exames de sangue para monitorar o colesterol.
A checagem da pressão arterial também é um exame que você deve fazer constantemente, pois a hipertensão é uma doença silenciosa e que pode causar uma série de doenças cardíacas.