Cheiro do companheiro reduz estresse em mulheres, diz estudo

A sensação de bem-estar quando sentimos o cheiro do boy tem explicação científica: um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica diz que o cheiro do companheiro é capaz de reduzir o estresse.

Pelo que foi observado na pesquisa o cheiro do companheiro diminui o núvel de cortisol no organismo feminino. O cortisol é o hormônio responsável pelo estresse, quanto maior o nível desse hormônio, mais problemas de saúde a pessoa pode ter.

Os pesquisadores canadenses declaram que há motivos para que muitas mulheres dormam com a camisa do parceiro ao lado da cama quando ele está ausente. “Apenas o perfume, mesmo sem a presença física, pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir o estresse”, afirmou Marlise Hofer, uma das autoras do estudo.

Para chegar à essa conclusão, 96 casais participaram da pesquisa, onde os homens tiveram que vestir uma camisa durante todo o dia, depois a roupa foi embalada e guardada. Então as mulheres foram expostas a três tipos de camisetas: uma nova, uma de um estranho e a camisa usada pelo parceiro. O nível de estresse delas foram medidos e dessa forma foi possível concluir a pesquisa.

As mulheres que tiveram contato com a camisa de seu parceiro tiveram um grau menor de cortisol em comparação àquelas que tiveram contato com o odor de um estranho.

Pela pesquisa publicada no Journal of Personality and Social Psychology, o poder de reduzir o estresse se dá pela familiaridade que o cheiro do parceiro carrega. “Com a globalização, as pessoas estão viajando mais a trabalho e se mudando para novas cidades. Nosso estudo sugere que algo tão simples como levar uma peça de roupa usada pela pessoa amada pode ajudar a baixar os níveis de estresse quando se está longe de casa”, declara Frances Chen.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *