Nesta terça-feira (9), a fabricante fabricante de bonecas Barbie apresentou o projeto “Brecha do Sonho” que tem como objetivo quebrar padrões de diferenças na criação de meninos e meninas que trazem consequências ruins na vida adulta.
Através de campanhas de conscientização voltadas para adultos, a marca vai tentar mostrar a importância de incentivar as meninas a desenvolver interesse por áreas consideradas “masculinas”.
Segundo um estudo de pesquisadores de universidades de Nova Iorque, apresentados no estudo, nos primeiros anos de vida as garotas não conseguem distinguir profissão e gênero, mas a partir dos 5 anos elas deixam de se identificar com cientistas, presidentes e astronautas, por exemplo, profissões representantes geralmente por homens.
“A Barbie quer que todas as garotas alcancem seu potencial e acreditamos que empoderá-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, disse a diretora-geral e vice-presidente sênior da Barbie, Lisa McKnight.
Outro dado apresentado pela marca é que os pais pesquisam no Google “meu filho é talento?” muitas vezes mais do que “milha filha é talentosa?”. Outro dado: os adultos presenteiam mais os garotos com brinquedos científicos que as garotas.
A campanha promoverá o chamado “empoderamento feminino”, visando mostrar que a mulher pode desempenhar qualquer papel na sociedade, exercer qualquer profissão.
“Dizer a uma menina que ela pode ser qualquer coisa é apenas o começo: ver que ela pode ser qualquer coisa faz toda a diferença”, disse a empresa.
Para isso, a Barbie se compromete a todo ano apresentar em destaque dez exemplos femininos de empoderamento.
No Brasil a Barbie é fabricada pela Mattel que já comercializa bonecas que representam profissões predominantemente masculinas como policial, astronauta, desenvolvedor de jogos, entre outros.
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