Um projeto do governo federal poderá auxiliar famílias de baixa renda a pagarem o aluguel. O programa Aluguel Social poderá oferecer até R$ 500 para famílias que gastam mais de 30% de sua renda com o pagamento de locação de imóvel.
O projeto está sendo analisado e poder entrar no Programa de Parcerias de Investimento (PPI), parte do programa Casa Verde Amarela.
Lançado em agosto de 2020, o Casa Verde e Amarela reúne ações habitacionais federais, não apenas o financiamento de imóveis novos, como outros programas relacionados à habitação.
O Aluguel Social poderá ter participação da iniciativa privada para poder garantir o valor mensal para as famílias mais pobres.
Para quem gasta mais de 30% da renda com aluguel já é tido como “ônus excessivo” e o governo entende que isso já impossibilita as famílias de administrar bem suas finanças para que consigam comprar seus imóveis próprios.
Como vai funcionar o Aluguel Social
Ainda não há nada definido, mas intenção é estudar possibilidades para o modelo de aluguel social.
Uma delas teria a doação de terreno ou parte dos recursos da produção habitacional a cargo da iniciativa privada, que depois faria a administração condominial com as famílias pagando parte do aluguel e o ente público arcando a diferença da capacidade de pagamento.
Outra hipótese é a produção habitacional focada em públicos específicos, como casais da terceira idade.
Já a terceira opção seria a produção habitacional voltada ao aluguel social a ser administrado pelos entes locais, municípios ou estados.
Como se inscrever no Aluguel Social
Até o momento temos apenas um projeto que está sendo estudado. Ou seja, ainda não há um projeto válido com inscrições abertas.
O ideal é que o cidadão continue acompanhado as ações do governo federal. Ainda este ano deve ser anunciado o programa com todas as suas implicações.
Quem poderá participar, como se inscrever e quanto será dado para as famílias ainda são informações que não foram determinadas.
O programa Aluguel Social será muito importante para milhões de famílias que possuem grande dificuldade de honrar com o pagamento da locação de suas residências.