Alimentação infantil: O que o seu filho come na escola?

O que o seu filho leve de lanche para a escola pode ajudar ou prejudicar a saúde dele. A alimentação infantil é um tema importante e os pais precisam ficar atentos quanto ao consumo de produtos maléficos para os pequenos.

“A longo prazo, uma criança que tem sua alimentação baseada em uma dieta pouco nutritiva e muito industrializada pode apresentar alguns comprometimentos à saúde, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, depressão, e baixo rendimento acadêmico”, alerta a Dra. Cristiane Carius, médica especialista em suporte nutricional, do Hospital Quinta D’Or.

Para evitar essas e outras doenças, é necessário incentivar os pequenos a consumir alimentos saudáveis desde cedo, assim elas ficarão com o paladar adaptado e resistirão aos alimentos industrializados.

A especialista garante que a alimentação saudável infantil é uma corresponsabilidade dos pais e da escola, requerendo atenção ainda maior no ambiente escolar, por isso, o estímulo nas cantinas se faz tão relevante.

“As crianças têm mais facilidade de se adaptarem a alimentação infantil saudável do que o adulto, pois estão em fase de aprendizado, e isso favorece que tenham bons hábitos alimentares se houver preocupação dos pais e da escola em oferecer estas informações, orientações e opções”, diz a especialista.

A Dra. Cristiane Carius também alerta os pais e cuidadores de que o “desenvolvimento saudável de uma criança está diretamente relacionado a qualidade de sua alimentação”, logo, alimentos de baixo valor nutricional pode comprometer o futuro das crianças.

Outra informação sobre alimentação infantil que a especialista oferece é que a opção de produtos naturais e saudáveis requer atenção quanto a conservação, que realmente é mais difícil. Em linhas gerais, demanda higienização adequada e armazenamento em local limpo e refrigerado. Consequentemente, maior custo e tempo, mas vale a pena.

Deixe um comentário